Unisa

A UNISA Vestibulares Central de Estágios Convênios e Parcerias Ouvidoria

Ex-aluno de Jornalismo é condecorado pela API e concorre ao Prêmio Folha

O ex-aluno de Comunicação Social da Unisa, Sebastião Guimarães (conhecido como Juca Guimarães) foi condecorado no começo do ano com a comenda "Hipólito José da Costa", um título reconhecido e regulamentado como honraria nacional. Além dele, outros quatro jornalistas foram avaliados para a indicação.

O prêmio é concedido pela API (Associação Paulista de Imprensa) aos profissionais que se destacam em áreas diversas, mas que têm em comum algum tipo de prestação de serviço e divulgação de informações relevantes para o bem social. Juca Guimarães recebeu a comenda pelo conjunto da obra, pois desde 2003 cobre Previdência Social, INSS e contribuição previdenciária, tendo entrevistado seis ministros que passaram pela pasta, inclusive o atual, José Barroso Pimentel.

Além dos grandes temas, o jornalista destaca as matérias do dia-a-dia, com personagens comuns e gente simples. "Pessoas com histórias de vida interessantíssimas e que só um bate-papo franco e tranquilo podem revelar. Saber ouvir, mostrar interesse, passar confiança e achar o ponto certo para fazer a pergunta certa são, em minha opinião, a base de uma boa entrevista. E uma boa entrevista é o coração da boa matéria", revela.

Juca Guimarães atuou em reportagens investigativas sobre fraudes na Previdência, descobrindo, numa delas, um esquema de venda de senhas e lugares marcados num posto de Osasco. Realizou também matérias legislativas, cobrindo as grandes decisões do STJ e STF sobre Previdência e acompanhando a tramitação de projetos de lei na Câmara e no Senado. Pontos que contaram muito para a concessão da comenda.

"Acho que a comenda é um reconhecimento muito gratificante, mas o que mais me deixa feliz são os telefonemas de leitores agradecidos ou com algum tipo de dúvida. É muito bom saber que eles confiam no nosso trabalho", comenta.

Para os estudantes de Comunicação Social da Unisa, o ex-aluno deixa uma mensagem: "Sonhem. Acreditem nos seus sonhos e lutem por eles. Ser jornalista requer muita dedicação, técnica e coração, sempre. Não importa quantos anos você tem de profissão. São três coisas que não podem faltar. Desde a produção de uma nota de cinco linhas até uma matéria para o prêmio ESSO: dedicação, técnica e coração".

Juca Guimarães

Prêmio Folha de Jornalismo 2009
Juca Guimarães foi um dos profissionais indicados ao Prêmio Folha de Jornalismo/2009 – Categoria Serviço, por uma reportagem feita para o Jornal Agora, onde trabalha.

"Veja o atendimento de cada posto da Previdência"
Autores: Juliana Colombo e Juca Guimarães
Data de publicação: 8/3/2009
Veículo: Grana/Agora São Paulo

Comissão Julgadora do Prêmio: Carlos Eduardo Lins da Silva, ombudsman da Folha de S. Paulo, Vera Brandimarte, diretora de Redação do Valor Econômico, Ricardo Feltrin, secretário de Redação da Folha Online e os colunistas Marcos Nobre e Luiz Felipe Pondé. Foram analisados 78 trabalhos e indicados 12.

Publicado: quarta-feira, 10 de junho de 2009

Unisa Digital