A UNISA / Eventos

• Unisa promove Semana Jurídica de forma online e gratuita

No próximo dia 19, a Universidade Santo Amaro – Unisa, por meio do curso de Direito, iniciará a Semana Jurídica, que contará com as participações de Ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O evento se estenderá até o dia 23, e acontecerá das 19h às 22h30, e, além das tradicionais palestras, haverá, também, diversas oficinas da área jurídica no período da manhã.

A transmissão da Semana Jurídica se dará pela plataforma Zoom (noite) e Teams (manhã). O aluno que desejar participar, deverá se inscrever por meio do site www.unisa.br/eventos. Ao acessar a plataforma online, basta inserir o nome completo e número do RA para receber o certificado.

A Semana Jurídica da Unisa visa desenvolver o aprendizado dos alunos, bem como aperfeiçoar o ensino jurídico e melhorar a formação profissional dos estudantes. Além disso, é uma excelente oportunidade de experimentar a realidade prática da advocacia, em especial quanto aos julgamentos realizados pelo STJ, pois durante a Semana haverá simulação de uma sessão virtual de um julgamento em 2ª instância do qual os alunos poderão acompanhar, de forma virtual.

“O evento tem por justificativa oferecer aos alunos, mesmo em situação de isolamento social, a tradicional Semana Jurídica em formato de uma sessão de julgamento em 2ª instância, com a participação dos Ministros do STJ, no formato de um julgamento, com os pronunciamentos de votos do caso selecionado pelos magistrados com aderência à temática escolhida e a participação de alunos previamente escolhidos para a sustentação oral acerca do resultado do julgamento”, comenta o Coordenador Científico do curso de Direito da Unisa e Ministro do STJ, Dr. Paulo Dias de Moura Ribeiro.

Confira a programação completa da Semana Jurídica

Data: 19/10, das 9h às 12h
    Temática: Oficina Jurídica: “Novo Regime Geral e Novo Regime Próprio Previdenciário”
    Palestrantes: Dr. Alexandre Manir Figueiredo Sarquis e Prof. Dr. James Alan dos Santos Franco

Data: 19/10, das 19h às 22h30
    Abertura da Semana Jurídica: Presidente do STJ, Ministro Humberto Martins; Vice-Presidente do STJ, Ministro Jorge Mussi; Presidente do TST, Ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi; Vice-Presidente do TST, Ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho; Ministro do STJ, Paulo Dias de Moura Ribeiro.

Data: 20/10, das 9h às 12h
    Temática: Oficina Jurídica: “Funcionalidade do Sistema Multiportas: Perspectivas do Atual Profissional do Direito”
    Palestrantes: Dra. Nauraína Rocha Martins e Profa. Dra. Renata Martins de Carvalho

Data: 20/10, das 19h às 22h30
    Temática: debate em formato de sessão de julgamento em 2ª instância com pronunciamento dos votos e sustentação oral de alunos: 1ª Seção
    Participantes: Ministro do STJ, Paulo de Tarso Sanseverino; Ministro do STJ, Ricardo Villas Bôas Cueva; Ministro do STJ, Marco Aurélio Bellizze; Ministro do STJ, Paulo Dias de Moura Ribeiro.

Data: 21/10, das 9h às 12h
    Temática: Oficina Jurídica: “Direito Esportivo: Principais aspectos do Direito Desportivo”
    Palestrantes: Ministro Guilherme Caputo Bastos, Ministro do TST; Mauro Silva, Vice-Presidente da Federação Paulista de Futebol; Dr. Wanderson Martins Rocha; Prof. Dr. Rui César.

Data: 21/10, das 19h às 22h30
    Temática: Debate em formato de sessão de julgamento em 2ª instância com pronunciamento dos votos e sustentação oral de alunos: 2ª Seção
    Participantes: Ministro do STJ, Luis Felipe Salomão; Ministro do STJ, Paulo de Tarso Sanseverino; Ministro do STJ, Raul Araújo; Ministro do STJ, Marcos Buzzi

Data: 22/10, das 9h às 12h
    Temática: Oficina Jurídica: “Financiamento de campanha e sistema de cotas no Direito Eleitoral”
    Palestrante: Prof. Dr. Michel Bertoni

Data: 22/10, das 19h às 22h30
    Participantes: Ministro do STJ, João Otávio de Noronha; Ministro do STJ, Sebastião Reis Jr; Ministro do STJ, Rogério Schietti Machado Cruz; Ministro do STJ, Nefi Cordeiro; Ministro do STJ, Reynaldo Soares da Fonseca; Ministro do STJ, Ribeiro Dantas; Ministro do STJ, Antônio Saldanha Palheiro

Data: 23/10, das 9h às 12h
    Temática: Sistema Cartorário: Serviço Registral e Notarial – Apontamentos e essencialidades para a segurança jurídica
    Palestrante: Profa. Dra. Elaine Cristina Bueno Alves

Data: 23/10, das 19h às 22h30
    Temática: Debate em formato de sessão de julgamento em 2ª instância com pronunciamento dos votos e sustentação oral de alunos: 3ª Seção
    Participantes: Ministro do STJ, Mauro Campbell Marques; Ministro do STJ, Benedito Gonçalves; Ministra do STJ, Assusete Magalhães; Ministra do STJ, Regina Helena Costa; Ministro do STJ, Gurgel de Faria.

Semana Jurídica
    De 19 a 23 de outubro, das 19h às 22h30
    Via Plataforma Zoom (Noite) e Teams (Manhã)
    Inscrições: www.unisa.br/eventos