A UNISA / Eventos

• Unisa realiza seminário sobre História e Saúde na Era Vargas, em São Paulo

Entre os dias 27/8 e 2/12, a Universidade Santo Amaro – Unisa realizará o seminário “História e Saúde na Era Vargas”. O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa, Ciência, Saúde, Gênero e Sentimento do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade. As palestras acontecerão de forma online, por meio da plataforma Teams.

O seminário buscará refletir sobre as relações entre História e Saúde no âmbito das ações realizadas pelo ex-médico Antônio Pacheco e Silva, na cidade de São Paulo, durante a Era Vargas (1930-1945). Pacheco foi um dos pioneiros na psiquiatria brasileira. O evento é voltado ao público interno e a comunidade externa.

“O objetivo é proporcionar a ambiência científica entre alunos do Mestrado, assim como outros programas da Unisa e comunidade externa, no que se refere à história da saúde em São Paulo, como parte do projeto em desenvolvimento, denominado “História e Interdisciplinaridade do Grupo de Pesquisa Ciência, Saúde, Gênero e Sentimento”, comenta o professor doutor Paulo Fernando de Souza Campos, docente do Mestrado em Ciências Humanas.

Confira a programação completa

Data: 27/8, das 14h às 18h
    Palestra: Leituras Críticas: História da Saúde em São Paulo
    Palestrantes:
    Luciano Franco de Lira Siqueira, mestrando Unisa
    Dra. Juliana Figueira da Hora, professora da Unisa
    Thayná Alves Rocha, pesquisadora CISGES/UNISA/CNPq
    Dra. Lourdes Ana Pereira Silva, professora da Unisa
    Carolina Maia Blois Mucherek, mestranda Unisa
    Dra. Isabela Candeloro Campoi, da UNESPAR

Data: 25/9, das 15h às 17h
    Palestra: São Paulo na Era Vargas: a cidade como lugar de modernidade
    Palestrantes: Dra. Maria Gabriela Marinho, do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC intitulada.

Data: 20/10, das 15h às 17h
    Palestra: História da Saúde: a pauliceia sob um diagnóstico sanitário
    Palestrante: Dr. André Mota, do Programa de Pós-Graduação em Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Diretor do Museu da Medicina da FMUSP.

Data: 11/11, das 15h às 17h.
    Palestra: Antônio Carlos Pacheco e Silva: intelectuais e medicina em São Paulo na Belle Époque
    Palestrante: Dr. Gustavo Tarelow, do Museu de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP.

Data: 2/12, das 14h às 17h
    Mesa redonda: Experiências no Feminino: mulheres e medicina em São Paulo
    Palestrante:
    Mestre José Eduardo Matos Tavolaro, da PUC-SP, com o tema: "Homossexualismo Feminino": o diagnóstico de Antônio Carlos Pacheco e Silva no caso E.R
    Mestra Claudia Polubriaginof, professora da Unisa, com o tema: Liga Paulista de Higiene Mental: mulheres de elite e disseminação das ordens médicas.

Seminário “História e Saúde em São Paulo”
    Quando: dias 27/8, 25/9, 20/10, 11/11 e 2/12 de 2020
    Inscrições: www.unisa.br/eventos