Principal destino de intercâmbio de brasileiros oferece bolsas que incluem passagem, hospedagem e material escolar

Canadá disponibiliza bolsas de estudos integrais para estudantes da América Latina

Considerado o principal destino dos brasileiros que desejam fazer intercâmbio, o Canadá está oferecendo bolsas de estudos ou pesquisa para estudantes de graduação e pós-graduação oriundos da América Latina.

Por ano, são ofertadas mais de 400 bolsas com valor de 7.200 dólares canadenses por quatro meses e 9.700 dólares canadenses por seis meses. O auxílio cobre despesas com passagens aéreas, hospedagem, visto, seguro saúde e material escolar, exceto computadores.

O projeto faz parte do programa Futuro Líderes nas Américas (ELAP - Emerging Leaders in the Americas Program), realizado por meio de parceria entre instituições latino-americanas e canadenses, com início a partir de junho de 2017.

As inscrições vão até o dia 25 de abril, e os estudantes que desejam concorrer às bolsas de estudo devem estar matriculados em alguma universidade brasileira ou de país da América Latina, cursando qualquer tipo de curso de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado, em qualquer área do conhecimento. Já o projeto de pesquisa do candidato deve ser relacionado à governança ou desenvolvimento.

O programa exige um acordo prévio entre a instituição brasileira e a instituição canadense, no caso dos estudantes de graduação. Para candidatos de pós-graduação, caso não exista intercâmbio formal entre as instituições, serão consideradas as candidaturas que envolvam uma nova ou já existente colaboração entre professores das instituições.

Desde sua criação em abril de 2009, o ELAP já beneficiou 780 bolsistas brasileiros nas mais variadas áreas. Até 26 de maio, a Secretaria Canadense de Educação Internacional (CBIE) comunicará à instituição sobre o status dos pedidos. Clique aqui e saiba mais sobre o projeto.