Exposição fotográfica sobre câncer de mama tem participação da Unisa

Apoiadora do projeto “De Peito Aberto”, a Universidade de Santo Amaro – Unisa participou da cerimônia de abertura dessa iniciativa que narra histórias - por meio da fotografia - de pessoas que enfrentaram as etapas do tratamento contra o câncer de mama, sob uma perspectiva humanista e sensível. O evento aconteceu no dia 19 de junho, às 10h30, no Cinema Cinemark do Internacional Shopping de Guarulhos.

Como parte da programação, a Dra. Jane de Eston Armond, Professora e Coordenadora do Mestrado em Ciências da Saúde e do Núcleo de Saúde Coletiva e Mental da Unisa, ministrou uma palestra com o tema “Promoção da Saúde da Mulher”, abordando os ciclos de vida e cuidados para um estilo de vida saudável, desde a infância, com alimentação e imunização adequadas, até a fase do climatério e da mulher idosa, com prevenções de doenças como osteoporose, obesidade, hipertensão, diabetes, câncer, entre outras.

A cerimônia foi composta pela Profa. Dra. Luciane Lucio Pereira, Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unisa, autoridades do município de Guarulhos - Secretário da Saúde, Dr. José Sergio Iglesias Filho; vereador Betinho Acredite; Secretária Adjunta da Saúde, Dra. Graciane Dias Figueiredo Mechenas; Antonio Veronezi, acionista do Internacional Shopping; Antonio Luis do Valle, presidente do Conselho Municipal de Saúde – e também pela jornalista e escritora Vera Golik, a Dra. Ana Maria Lanatovitz, Conselheira Estadual do Conselho Condição Feminina e Coordenadora da Comissão da Mulher do Alto do Tietê, e Dalila Figueiredo, presidente da Associação Brasileira de Defesa da Mulher da Infância e da Juventude.

A professora Luciane relata que o câncer de mama é um tema sensível a todos, como pessoas e profissionais. “É de muita pertinência aliar cultura, com as imagens e relatos dessa exposição, para sensibilizar as pessoas para aquilo que também é técnico, ou seja, os aspectos que movem a prevenção, o tratamento e a reabilitação. Como instituição de ensino, fica o desafio da humanização no cuidado com as pessoas, no qual assumimos esse importante aspecto na formação dos nossos alunos”, destaca a pró-reitora.

A exposição “De Peito Aberto” segue até 30 de junho, no Internacional Shopping de Guarulhos, em São Paulo. O projeto, que teve mais 40 exposições, 60 palestras e mais de 8 milhões de visitantes pelo Brasil e ao redor do mundo, é uma iniciativa da jornalista e escritora Vera Golik e do fotógrafo e sociólogo Hugo Lenzi.

No dia 24 de junho, a Unisa novamente discutirá os temas com uma palestra ministrada pelo Prof. Me. Emanuel Jones Xavier Freitas, Coordenador do curso de Serviço Social, com a proposta de estimular um canal respeitoso e aberto ao diálogo, no qual os participantes poderão conversar sobre o câncer de mama e, assim, quebrar paradigmas e mitos que envolvem a doença.

Confira galeria de fotos.

Palestra | “De Peito Aberto - Direitos da Mulher e Medicina Humanizada”
Dia 24 de junho, às 10h30
Prof. Me. Emanuel Jones Xavier Freitas
Local: Cinema Cinemark – Piso Superior | Entrada Franca