Novo centro de pesquisas da Unisa oferece benefícios à comunidade científica

Com equipamentos modernos para o desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas nas diversas áreas do conhecimento em saúde, o Unisa Research Center (URC) é a mais nova estrutura da Universidade Santo Amaro – Unisa. Em complexo de 31 mil m² situado no Campus I da instituição, a área abriga um conjunto de laboratórios, agregando produção de conhecimento científico e benefícios à população.

O URC é planejado com o objetivo de ampliar o desenvolvimento de projetos de pesquisas da Universidade, prioritariamente para seus Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da área da saúde, mas também projetos de iniciação científica dos estudantes da graduação e demais pós-graduandos das especializações e residências.

“Mais do que ampliar as oportunidades à comunidade científica, atrairemos financiamento e fomentos de órgãos governamentais e de empresas nacionais e internacionais, bem como proporcionaremos à população subsídios qualificados cientificamente para a proposição e aperfeiçoamento de programas de assistência às regiões carentes e das unidades de saúde municipais e estaduais”, destaca a Profa. Dra. Luciane Lucio Pereira, Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unisa.

O coordenador do novo espaço, Prof. Dr. Marco Antonio Zonta, também coordenador do curso de Biomedicina, afirma que os cursos da Unisa que desenvolvem pesquisas terão benefícios gerados em diversas vertentes. “Nossos pesquisadores produzirão pesquisas e conhecimento de ponta e, com isso, ofertaremos uma gama de informações sócio-epidemiológicas, permitindo a criação de programas de controle populacional de características preventivas e assistenciais”.

O centro laboratorial dedicado exclusivamente para pesquisa é composto por seis setores: o LABUNISA, que atende demandas em patologia clínica e projetos de avaliação laboratorial, metabólica populacional e qualidade; o PAPLAB, indicado à parte de patologia, citopatologia e molecular com programas populacionais e parcerias internacionais, desenvolvendo projetos nas áreas de oncologia e doenças sexualmente transmissíveis; o LMCBio (Laboratory of Molecular and Cellular Biology), destinado ao desenvolvimento de pesquisa genômica, proteômica e cultura celular, nas áreas básicas da saúde; o LANUSA (Laboratório de Avaliação Nutricional), dirigido a projetos de  avaliação do estado nutricional em todos os grupos etários; o LABIREM (Laboratório de Avaliação Biomecânica e Reabilitação Musculoesquelética), criado para desenvolver estudos científicos relacionadas ao movimento e postura humana na promoção e prevenção de saúde, tratamento direcionados à reabilitação e à prática de atividades físicas de usuários das Unidades Básicas de Saúde da região de Capela do Socorro; e o Laboratório de Biomateriais, que desenvolve pesquisa clínica aplicada nas questões de desenvolvimento e resistência de materiais odontológicos para testes industriais, formulação de patentes e aplicação clínica.

Diversas pesquisas já estão sendo desenvolvidas no espaço, como: ocorrências de lesões precursoras do câncer de colo uterino e infecções pelo HPV em mulheres internas do presídio feminino da cidade de São Paulo; estudo epidemiológico sobre condições relativas à saúde da mulher em populações ribeirinhas do Amazonas; comportamento alimentar de estudantes universitários e sua relação com risco cardiovascular; ocorrências de lesões pré-malignas e malignas associadas à infecção pelo HPV na cavidade oral, entre outras, trazendo benefícios e programas de auxílio ao público-alvo relacionado às análises.

Confira fotos do URC.

Universidade Santo Amaro: 24/05/2017 15:53