Você está em:

A UNISA / Institucional/Notícias
Notícias

Unisa participa de conversa sobre humanização nos cuidados ao câncer de mama

No dia 24 de junho, o coordenador do curso de Serviço Social da Universidade Santo Amaro, Prof. Me. Emanuel Jones Xavier Freitas, participou de um debate com o tema “Direitos da Mulher e Medicina Humanizada”, no Cinema Cinemark do Internacional Shopping de Guarulhos. O evento compreende a programação da exposição “De Peito Aberto”, iniciativa que narra histórias - por meio da fotografia - de pessoas que enfrentaram as etapas do tratamento contra o câncer de mama, sob uma perspectiva humanista e sensível.

Para discussão do tema, ao lado do coordenador de Serviço Social, estavam os médicos Dr. Júlio Soncini, Dr. Rogerio Fenili e Dra. Marcia Pacheiga Lanzeiri e também os idealizadores do projeto, a jornalista e escritora Vera Golik e o fotógrafo e sociólogo Hugo Lenzi. Os profissionais estimulam um canal respeitoso e aberto ao diálogo, no qual os participantes puderam conversar sobre o câncer de mama e, assim, quebrar paradigmas e mitos que envolvem a doença.

Para o professor Emanuel, no âmbito do câncer de mama, a família tem um papel fundamental. “Em um primeiro momento, a reação diante de um adoecimento não é o de solidariedade. Cada grupo familiar tem um contexto e ele se constrói de maneira sócio-histórica. Nesse sentido, a sensibilidade do profissional médico que vai apresentar o diagnóstico é de relevante importância e ele deve buscar o apoio multidisciplinar sempre que necessário e possível. Na medida em que a solidariedade pode não acontecer automaticamente com o conhecimento do diagnóstico, ela pode ser construída por meio da intervenção de outros especialistas, como assistentes sociais e psicólogos, que buscarão mobilizar os parentes em torno dos cuidados ao paciente”.

A importância da empatia também foi abordada. “Temos sempre a preocupação em oferecer o melhor suporte do ponto de vista científico para atender a necessidade de um paciente, no entanto, ele também precisa de uma escuta, de uma orientação personalizada, e a empatia é fundamental nesse cenário. A pessoa adoecida está fragilizada e precisamos oferecer a acolhida necessária independente do nível de cientificidade da nossa profissão”, destaca o docente.

A Unisa é apoiadora da exposição “De Peito Aberto”, que segue aberta para visitação até 30 de junho, no Internacional Shopping de Guarulhos, em São Paulo. O projeto teve mais 40 exposições, 60 palestras e 8 milhões de visitantes pelo Brasil e ao redor do mundo.

Confira galeria de fotos.

Exposição| “De Peito Aberto – a autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista”
De 15 a 30 de junho
De segunda a sábado, das 10h às 22h | Domingos das 11h às 21h
Local: Internacional Shopping de Guarulhos – Rodovia Presidente
Dutra, saída 225. Guarulhos/SP

Universidade Santo Amaro: 26/06/2017 16:21
Compratilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin