Alunos de Enfermagem e Medicina participam de palestra sobre humanização

O desafio dos profissionais de saúde em prover um atendimento eficiente e humanizado foi um dos assuntos abordados em palestra para alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina da Universidade Santo Amaro – Unisa, na quarta-feira, dia 24 de outubro. Ministrada pelo médico Marcelo Rabahi, autor do livro “A Meta da Humanização: do atendimento à gestão na saúde”, a apresentação, realizada no auditório do Campus I, mostrou experiências de sucesso que contribuíram para a satisfação e bem-estar dos pacientes.

De acordo com o palestrante convidado, a humanização pode ser sistematizada, de forma que o profissional estabeleça um ritual próprio de atendimento. Destacou a importância de traçar uma meta com o paciente, descobrindo qual o seu o objetivo. Citou como exemplo uma paciente com asma, que além de controlar a doença, buscava ter condições para exercícios físicos. “O tratamento, idealmente, deve ser centrado na expectativa do paciente e não na do médico. É preciso escutar a sua história, ganhar a confiança dele”, disse.

Médico pneumologista e professor titular de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), Rabahi também abordou sobre a relação entre profissional de saúde e paciente. “Nós precisamos ter o equilíbrio entre nosso consciente emocional e o racional, pois estamos diante de um grande problema que acomete os profissionais: a depressão. Precisamos entender a dor do paciente, porém, essa não pode ser a nossa dor”, destacou.

Estudante de medicina do primeiro ano, Matheus Barboza Capriolli, considerou a palestra pertinente. “É importante que o tema seja abordado desde o começo da nossa formação. Os médicos devem olhar o paciente não apenas como uma pessoa que quer a cura, mas ter um carinho, um cuidado muito maior. Não é simplesmente informar o diagnóstico. Compaixão e empatia são fundamentais, mas devem ser dosadas”, considerou.

Marcelo Rabahi, que também abordou sobre iniciativas de gestão para favorecer a humanização hospitalar, lançou seu livro em São Paulo, na Livraria da Vila. A obra está disponível aqui.

Universidade Santo Amaro: 26/10/2018 09:10