Esteticistas só poderão atuar com diploma brasileiro ou revalidado no país

Já está em vigor a Lei 13.643/18, que regulamenta o mercado de estética. Somente profissionais com nível superior poderão atuar como esteticistas ou cosmetólogos. A legislação, aprovada em congresso e sancionada pela presidência em abril, deve impactar mais de 10 mil trabalhadores no país.

Formada em Estética e Cosmética pela Universidade Santo Amaro - Unisa, Luciana Gotart comemorou a decisão. “É uma vitória que contempla toda a classe, que há muito tempo vem lutando pela regulamentação”, disse.

A esteticista, que hoje também atua como professora do curso, acredita que a Lei vai valorizar a posição do profissional no mercado de trabalho. “O mercado deverá ser fiscalizado e isso tende a melhorar o nível dos profissionais, bem como os valores praticados, gerando uma melhor rentabilidade”, explica.

Formação
O curso superior, agora obrigatório, é oferecido desde 2009 pela Unisa, tanto presencialmente quanto a distância (EaD). Realizado em cinco semestres, tem como objetivo “formar um profissional de excelência nos cuidados com o corpo, rosto e cabelo, tendo em vista a promoção da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas”. A Universidade disponibiliza a graduação tecnológica nos campi Interlagos e Metrô Largo Treze, além de mais de 200 polos de EaD.

Competências
A lei delimita as competências de cada profissional da estética. O técnico só poderá executar determinados procedimentos como aplicação estéticos faciais, corporais e capilares. Já o esteticista de nível superior terá a responsabilidade técnica pelos centros de estética, pelos pareceres técnico-científicos, estudos e pesquisas mercadológicas ou experimentais relativos à estética e à cosmetologia em sua área de atuação. Também pela auditoria, consultoria e assessoria sobre cosméticos e equipamentos específicos de estética com registro da Anvisa.

Universidade Santo Amaro: 05/06/2018 14:58