Ministro Ricardo Lewandowski abre Workshop de Direito Eleitoral da Unisa

Nesta segunda-feira, dia 03 de setembro, iniciou-se o Workshop Direito Eleitoral da Universidade Santo Amaro – Unisa. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Prof. Dr. Ricardo Lewandowski, abriu a sequência de palestras e fez um retrospecto da justiça eleitoral no Brasil. O primeiro dia de aula também contou com apresentações da juíza do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) Claudia Lúcia Fonseca Fanucchio e do ex-secretário-geral do STF Manoel Carlos de Almeida Neto.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unisa, Prof. Dr. Marco Antonio Zonta, deu as boas-vindas aos participantes e destacou que o Workshop era mais um marco das comemorações do Jubileu de Ouro da Universidade. O evento contou também com a presença da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Santo Amaro, Lisandra Gonçalves.

Lewandowisk falou da sua experiência como ministro do Tribunal Superior Eleitoral, no qual foi presidente por dois anos. “Viajei para vários países como Japão, Itália, Rússia. Todos os lugares do mundo ficaram espantados com o avanço, a precisão e a organização da Justiça Eleitoral brasileira”, disse.

Sua apresentação mostrou todo o contexto histórico, desde o primeiro código eleitoral, em 1932, no governo provisório. “Tenho a certeza de que é esta Justiça que ainda garante estes sopros democráticos, que permite o país sobreviver do ponto de vista da formalidade constitucional”, finalizou.

A juíza Cláudia Lúcia abordou sobre os recursos no TRE de São Paulo. Ela destacou que, com a digitalização do sistema, a justiça se tornará muito mais ágil. “Durante as eleições, quando havia uma liminar, deveríamos ir até o Tribunal para assinar um despacho em papel. Mesmo com a urna eletrônica e a biometria, faltava o processo digitalizado”, explicou.

Workshop
O Workshop Direito Eleitoral continua até 1º de outubro, com aulas às segundas-feiras. Os interessados podem se inscrever por módulos. O valor é promocional para alunos da Unisa: R$ 70. Já para outros estudantes, R$ 90 e profissionais, R$ 150. As inscrições podem ser feitas no botão abaixo e o pagamento do boleto com o valor específico de módulo deve ser feito na Central do Aluno.

As próximas palestras acontecerão no dia 10 de setembro, com as apresentações do advogado eleitoralista Fernando Gaspar Neisser, da presidente da OAB – Subseção de Santo Amaro, Lisandra Gonçalves; e com a professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Luciana Oliveira Ramos. O curso tem a coordenação do Prof. Dr. Ricardo Lewandowski e e assistência do Prof. Dr. Georghio Alessandro Tomelin.

Confira a programação completa aqui.

Universidade Santo Amaro: 06/09/2018 10:57