Semana da Psicologia aborda novas possibilidades de conhecimento

No dia em que se comemora o Dia do Psicólogo, 27 de agosto, deu-se início à Semana da Psicologia da Unisa, com palestras com valorização da profissão no Campus II.  A abertura foi realizada pelo Diretório Acadêmico do curso. “O discurso da sociedade precisa ser renovado. Para tanto, o diálogo aberto precisa ser premissa. Essa contribuição é a luta do movimento estudantil. A realização deste evento é o exemplo mais concreto da efetividade da mobilização estudantil organizada”, reflete uma das representantes do diretório, a aluna Catiane Vidal Lima.

Muito feliz de estar comemorando, a coordenadora do curso, Jumara Silvia Van de Velde espera que os alunos sejam tão felizes como ela, em seus 40 anos de profissão. “Fazemos hoje 56 anos de profissão regulamentada no país”, diz.

A primeira palestra, da psicóloga Fátima Aparecida Miglioli Fernandez Tomé, abordou o Mindfulness, que apesar de ser um tema que vem aparecendo recentemente no Brasil, não é tão novo assim. Trata-se de focar a atenção em apenas uma tarefa. “Nossa mente está divagando em 50% do tempo”, revela. Ela diz que eventos deste tipo são importantes para os alunos. “Esclarece bastante coisa, traz outras pessoas para dentro da universidade com uma visão diferente. Para mim, é prazeroso demais porque os alunos trazem perguntas que não estamos acostumados no dia-a-dia”.

A estudante Erica, do 3º semestre de Psicologia, aprovou a palestra. “Foi maravilhosa. Desconhecia as técnicas apresentadas e a palestra foi muito proveitosa para nossa profissão”, relata.

O segundo tema tratado na abertura do evento foi Orientação Vocacional e Profissional, pela professora Cristina Almeida. Participar deste tipo de orientação pode fazer a diferença. “Nosso público-alvo é o adolescente, que chega sem saber como será orientado. Responder qual carreira seguir não é simples, pois o ser humano é muito complexo. Mas, o fato de trabalhar o autoconhecimento, emponderamento, entender suas fortalezas e o mercado de trabalho faz com que o nível de acerto na escolha seja muito maior”, finaliza.

Universidade Santo Amaro: 30/08/2018 10:02