Você está em:

A UNISA / Institucional/Notícias
Notícias

    5 curiosidades sobre pós-graduação antes do pontapé inicial nessa próxima etapa

    Se você terminou a graduação, mas quer se especializar ainda mais na sua área, talvez seja importante começar a pensar em uma pós-graduação. Mas…. tem certeza que você sabe tudo antes de dar o pontapé inicial nessa próxima etapa?

    A Revista QB separou as informações básicas que você precisa saber antes de iniciar uma pós e trilhar novos caminhos na sua carreira. Confira:

    1. Tempo mínimo

    De acordo com o Ministério da Educação (MEC), quando falamos de especializações (ou pós-graduação Lato sensu), a duração mínima também é de 360 horas, tendo normalmente período de 18 a 24 meses.


    2. Lato sensu x Stricto sensu

    É chamado de pós-graduação Lato sensu todo curso que se segue à graduação e é destinado ao aperfeiçoamento e especialização em uma determinada área da profissão.

    Já os cursos designados como Stricto sensu levam o estudante à obtenção de um grau acadêmico que pode variar de acordo com a escolha dele entre o doutorado ou o mestrado.


    3. Curso à distância é válido?

    Sim, lembrando que o diploma não faz indicação de que o curso foi feito a distância. Por enquanto apenas os cursos de pós-graduação Lato sensu são autorizados pelo MEC para a modalidade à distância, desde que sejam ofertados por instituições de educação superior credenciadas para educação a distância.

    5. Especialização é sinônimo de pós-graduação?
    A especialização está associada à pós-graduação Lato sensu, pois trata do aperfeiçoamento técnico-profissional. O enfoque dos cursos de especialização normalmente está atrelado a ferramentas, técnicas, práticas e estratégias que podem ser aplicadas de imediato na profissão dos pós-graduandos.

    Saiba mais sobre a Unisa e conheça também a opinião dos alunos na página de avaliação da faculdade.

    desde que sejam ofertados por instituições de educação superior credenciadas para educação a distância.


    4. Posso fazer a pós-graduação em outra área?
    Qualquer pessoa que possua um diploma de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnológico) pode cursar uma pós-graduação na área que preferir. Porém, é comum que as pessoas sigam sua formação inicial por terem maior afinidade e entendimento sobre a matéria. 
    Vale dizer que não é possível atuar em algumas áreas que exijam habilitação por meio da graduação. Por exemplo, um engenheiro não pode atuar no Direito, mesmo que tenha feito uma pós na área, pois não é habilitado pela OAB, e vice-e-versa.

    Matrículas abertas
    A Unisa oferece cerca de 100 cursos de Pós-Graduação, presencias e a distância, em todas as áreas do conhecimento. O período de inscrições está aberto e os interessados podem se matricular com 50% de desconto, com exceção dos cursos de odontologia. Confira a lista de cursos aqui.

    Fonte: Revisa QB

    Universidade Santo Amaro: 25/02/2019 18:11
    Compartilhar:
    • Facebook
    • Twitter
    • Linkedin