Alunos de medicina da Unisa participam de expedição à Paraíba

Levar orientação médica e nutricional aos moradores do interior da Paraíba é o objetivo da expedição Para Continuar Sonhando, que será realizada entre os dias 15 e 22 de julho. A iniciativa é dos alunos do curso de Medicina da Universidade Santo Amaro – Unisa, em parceria com a IFMSA Brazil Unisa. Está prevista participação de cerca de 700 pessoas, com atividades na área da clínica médica, pediatria e ginecologia, por meio da ONG Casa dos Sonhos, no município de Santa Rita.

A expedição contará com 21 alunos e cinco professores, que supervisionarão as atividades. A comitiva da Universidade realizará diversas pesquisas, como a incidência de toxoplasmose e leishmaniose, desnutrição infantil e síndrome alcoólica fetal. Também serão realizadas palestras sobre prevenção de doenças e gravidez precoce.

De acordo com a aluna Amanda Paolla Natal Santos, uma das organizadoras do projeto, os alunos interessados no projeto passaram por cinco dias de capacitação, incluindo palestras sobre a região de Santa Rita. “Após as palestras, realizamos um teste de acordo com o tema abordado e entrevistas. Selecionamos alunos a partir do terceiro semestre de Medicina”, explica. Também participarão da comitiva alunos da liga Amaro Riso, voltada para palhaçaria e humanização.

Santa Rita
    O município de Santa Rita, onde será realizado o projeto, tem um dos maiores índices de violência do Brasil além de uma alta prevalência de parasitoses, desnutrição, abuso de álcool e outras drogas. Sua economia é baseada no distrito industrial e é considerada uma cidade histórica, com casarios, igrejas e capelas em estilo barroco. É detentora do maior número de fontes de água mineral da Paraíba.

Casa dos Sonhos
    A Casa dos Sonhos é uma instituição sem fins lucrativos, situada em Santa Rita, que atende 130 crianças em situação de vulnerabilidade social. Fundada em junho de 2009, promove aulas de reforço escolar, mediação de leitura e biblioteca, mediação lúdica, educação ambiental, aulas de circo, dança e percussão, educação musical, aulas de informática e capacitação de educadores. Também realiza trabalhos na área do serviço social.

Universidade Santo Amaro: 04/07/2019 12:36