EaD cresce no Brasil e futuro se mostra promissor para a modalidade

Pela primeira vez na história, a maioria das vagas para ingresso no ensino superior foi liderada pela modalidade da Educação a Distância (EaD). Em 2018, foram mais de 7 milhões de vagas ofertadas em EaD, contra a média de 6 milhões pela modalidade presencial. Os dados foram apresentados no final de setembro pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Aplicadas Anísio Teixeira (Inep), com base no Censo da Educação Superior realizado em 2017.

O avanço dessa modalidade ocorre por três fatores. O primeiro é pelo aumento na oferta de cursos, que em 2018 contava com mais de 4 mil. Já a praticidade de estudar a distância é o segundo motivo: o aluno pode estudar conforme sua disponibilidade de horário, basta ter acesso à internet. O último fator é a viabilidade financeira, visto que o curso a distância é mais acessível que o curso presencial, com valores menores nas mensalidades.

De acordo com o Censo da Educação Superior, em 2018, 20% dos graduandos eram matriculados em algum curso EaD. O avanço é tão notório que segundo o Inep, em 2020 metade das vagas na Educação Superior deverá ser preenchida pela modalidade a distância.

A Universidade Santo Amaro – Unisa pioneira na Educação a Distância continua seu processo de expansão e possui mais de 300 polos espalhados pelo Brasil, com um amplo portfólio em Graduação e Pós-Graduação e uma metodologia de ensino moderna e inovadora.

Universidade Santo Amaro: 05/11/2019 10:36