Hospital Veterinário da Universidade Santo Amaro comemora 20 anos

Agosto foi mês de comemoração para o Hospital Veterinário da Universidade Santo Amaro –
    Unisa, que completou 20 anos desde que abriu as portas para atender aos primeiros pacientes.

Segundo a diretora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Instituição, professora Dra. Acácia Orieth Elias, “o Hovet tem importância histórica na Zona Sul de São Paulo. Se destaca pela humanização no atendimento de animais, inclusive os silvestres, pois está em uma região com grande biodiversidade”, afirma.

O Hovet atende, em média, dois mil pacientes por mês com serviços em clínica médica e cirúrgica, internação para animais de grande porte, exames laboratoriais, radiologia e ações de castração. Todos os procedimentos são oferecidos a baixo custo.

“O Hovet é o único Hospital-Escola de grande porte estruturado na região Sul da cidade de São Paulo”, conta o coordenador do espaço e do curso de Veterinária da Unisa, professor Dr. Rafael Garabet Agopian. Além disso é o principal laboratório para o curso de Veterinária. “Quando os alunos integram a graduação, eles já têm disciplinas no Hospital-Escola. É um lugar que eles adoram”, afirma.

Infraestrutura complementar

Além dos espaços clínicos e cirúrgicos, o Hovet-Unisa conta com mais dois laboratórios instalados no Campus Interlagos, ao lado do Hospital: o Laboratório Veterinário de Patologia Clínica e o Laboratório de Patologia Animal.

De acordo com a médica veterinária Michele Legnaro Canteiro, o Laboratório Veterinário é responsável pela realização de 2.300 exames por mês. “As coletas sobem ao laboratório de 1h em 1h”. Já o Laboratório de Patologia Animal realiza as análises de biópsias e os exames de necropsia de animais. “A partir desses diagnósticos é possível entender as especificidades de determinadas patologias, além de avaliar a causa da morte dos animais”, explica a professora responsável pelo espaço, Katia de Oliveira Pimenta Guimarães.

Para a aluna Mariane de Santana Regis, do 10º semestre de Veterinária, o Laboratório de Patologia Clínica foi o setor que ela mais se identificou durante o estágio. “É uma rotina muito gostosa. A gente recebe diversos exames e está sempre aprendendo e com o desafio de aprender mais. É curioso que não vemos o animal, mas com os exames conseguimos imaginar tudo o que está acontecendo com ele”.

Histórias de solidariedade

De acordo com a administradora do Hospital, Juliana Lindor, muitos animais são abandonados na calçada do Hovet. Com uma equipe bastante solidária, os médicos acolhem, realizam o tratamento e colocam para adoção. “A equipe do Hovet tem uma postura muito séria na responsabilidade social e no amor à profissão”, destaca.

Casos

Um dos casos de destaque do Hospital Veterinário foi o de Toquinho. Em meados de julho, o cachorro foi atropelado em uma linha de trem na Zona Sul da capital paulista, resgatado pela ativista pró-animais Luisa Mell e encaminhado ao Hovet. A equipe de veterinários da Universidade Santo Amaro realizou o pronto atendimento e a cirurgia para amputação dos membros traseiros. Com final feliz, Toquinho se recupera no Instituto Luisa Mell.

Universidade Santo Amaro: 19/09/2019 16:11