Com cada vez mais pets, população requer veterinários preparados

O aumento no número de famílias que adotam animais de estimação tem elevado os desafios dos profissionais de Medicina Veterinária em todo o País. Segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Instituto Pet Brasil, em 2019 computava-se mais de 139 milhões de pets em lares brasileiros.

A maioria dos bichos é composta por cachorros (54,2 milhões), seguido por aves (39,8 milhões), gatos (23,9 milhões), peixes (19,1 milhões) e répteis e pequenos mamíferos (2,3 milhões). No mesmo ritmo das adoções, também cresce a procura por profissionais bem preparados para lidar com os cuidados dos pets, como os médicos veterinários.

“Os desafios são muitos. Os tutores dos bichos têm exigido diagnósticos rápidos. Por outro lado, os profissionais têm à disposição ferramentas com tecnologias de ponta para esse trabalho. Operar esses instrumentos de forma adequada e atender aos anseios dos pacientes será reflexo de uma formação sólida, em uma Universidade com histórico, infraestrutura e bom corpo docente”, comenta o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade Santo Amaro – Unisa, prof. Rafael Garabet Agopian.

Além dos locais privados de cuidados e bem-estar animal, tem crescido também o número de hospitais veterinários públicos em todo o Brasil, o que abre mais portas para o profissional da área. Se a expansão de oportunidades profissionais anima, os salários do médico veterinário também são promissores: em média, R$ 7 mil. “Para isso, o estudante tem que se comprometer com seus estudos e com as vivências práticas e o professor tem o papel fundamental como orientador do processo. É seu papel direcionar o aluno, auxiliá-lo em sua caminhada e desafiá-lo a superar seus limites”, aponta Rafael.

Na Unisa, o estudante de Medicina Veterinária inicia sua experiência prática já nos primeiros anos do curso. Isso porque atua, com a supervisão de professores, no Hospital Veterinário da Universidade. Anualmente, o Hovet realiza 2.300 atendimentos de pets por mês.

Universidade Santo Amaro: 24/06/2020 13:43