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    Confira os alimentos que podem auxiliar na prevenção de doenças como o câncer

    Artigo escrito pela professora Ana Cláudia Poletto do curso de Nutrição

    ALIMENTAÇÃO E PREVENÇÃO DE CÂNCER

    Durante os meses de outubro e novembro são realizadas inúmeras campanhas que ressaltam a importância da prevenção e da conscientização no combate aos cânceres (CA) de mama e próstata, respectivamente.

    É sabido que fatores genéticos podem estar associados com o aparecimento da maioria dos cânceres, mas este aspecto não é o único determinante na causa dessa doença. O ambiente em que estamos inseridos também tem seu papel. Ou seja, nossas escolhas e nosso modo de vida também são mandatórios. Assim, posso dizer que a forma como nos alimentamos tem uma relação direta com como “enxergamos” a vida. Costumo dizer que somos 20% genética e 80% ambiente e que tudo o que a gente escolhe reflete na expressão de nossos genes.

    Entrando na questão da alimentação em si, nossas escolhas precisam ser feitas de forma consciente e colocadas como prioridade. Quando feitas adequadamente são determinantes nesse processo de prevenção. Quanto melhor a qualidade e a variedade dos alimentos que escolho para me alimentar mais “bem nutrido” estará meu organismo, possibilitando que o meu sistema de defesa (imunológico) e de limpeza (destoxificação) funcionem de forma adequada. Assim, ainda que eu entre em contato com alguma substância “ruim”, meu organismo se encarregará de colocar para fora protegendo meus genes.

    Vejam algumas dicas que separei para vocês:

    1. Sempre que possível, prefira os alimentos orgânicos.
    2. Vegetais como brócolis, couve flor, couve de bruxelas, couve manteiga, repolho, nabo, rabanete, agrião, alho e cenoura são muito especiais, pois apresentam substâncias muito protetoras contra os diferentes tipos de cânceres. Dica: no caso dos vegetais que são impossíveis de serem consumidos crús, faça a cocção no vapor, por exemplo, brócolis.
    3. Quando possível, insira a especiaria açafrão da terra ou cúrcuma longa, cujo efeito no nosso organismo é melhor na presença de uma pitada de pimenta preta e gorduras boas como o azeite de oliva extra virgem. Dica: açafrão combina com ovos mexidos pela manhã.
    4. Priorize as “boas gorduras” encontradas em alimentos como peixes, azeite de oliva extra virgem, abacate e oleaginosas sem sal.
    5. Reduza o consumo de gorduras “ruins” encontradas em produtos industrializados, as famosas “trans” e “interesterificadas” (óleos modificados quimicamente).
    6. Reduza o consumo de carnes vermelhas.
    7. Consuma peixes como, pescadinha e sardinha, pois além de fontes de ômega 3 também possuem vitamina D.
    8. Consuma frutas variadas como, cacau, mamão, laranja, limão, amoras, framboesas, cerejas, morangos, entre outras que são riquíssimas em vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes essenciais para a prevenção de cânceres.
    9. Cuidado com o excesso de carboidratos refinados como, pães feitos com farinha não integral, tortas, doces de padaria, entre outros.
    10. Não exagere no consumo de produtos ricos em açúcares.
    11. Evite bebidas alcoólicas e fumar.
    12. Procure realizar atividades que relaxam, como a meditação.
    13. Faça atividade física com regularidade, pois a manutenção adequada de peso também é um aspecto essencial.

    Universidade Santo Amaro: 15/10/2020 18:39
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