Conheça as habilidades profissionais mais esperadas na pós-pandemia

O mercado de trabalho não será o mesmo pós-pandemia provocada pelo novo coronavírus. Com a mudança na cultura de muitas empresas, os colaboradores também precisarão se reinventar e aperfeiçoar algumas de suas qualidades. Pesquisa realizada pela Robert Half, empresa especializada em recrutamento, aponta as sete principais habilidades que as empresas valorizarão nesse novo cenário.

O levantamento, que ouviu 1.161 profissionais entre os dias 12 e 26 de maio, apontou que a adaptabilidade é o requisito mais esperado pelas empresas em relação ao colaborador: 40% das companhias valorizarão ainda mais essa característica. Isso se dá muito por conta do trabalho home office, mas também pela necessidade de adaptar-se às novas demandas profissionais. Outras características apontadas pela pesquisa são: Resiliência, considerada como característica mais importante para 20% dos entrevistados, flexibilidade (12%), colaboração (11%), comunicação (6%), criatividade (6%), outras habilidades (2%) e empatia (2%).

“A adaptação do indivíduo a este cenário é uma questão um tanto complexa, porque os efeitos de mudanças tão bruscas exigem uma resposta rápida. Ou o indivíduo se adapta naturalmente ou ele entra em sofrimento; e esse sofrimento precisa ser olhado com cuidado, que por usa vez requer analisar o processo, questioná-lo, compreendê-lo e enfrentá-lo”, comenta a professora de Psicologia da Universidade Santo Amaro – Unisa, Cinara Brito.

Diante deste cenário profissional, o estudante do ensino superior que já está em andamento com o curso, ou mesmo aquele que pretende iniciar, precisa estar atento quanto às condições que a universidade poderá oferecer no intuito de aflorar nele estas habilidades. A Unisa, Instituição com sede em São Paulo e Polos de EAD por todo o País, já desenvolve iniciativas para tratar esses conceitos dentro do seu processo de ensino.

“Atualmente a Unisa faz um excelente trabalho na fomentação das competências, habilidades e atitudes dos seus estudantes, uma vez que toda estrutura curricular dos cursos é construída para um aprendizado acadêmico-prático, que desenvolve as competências do saber agir responsável, o que implica em mobilizar, integrar e transferir conhecimentos, recursos e habilidades que agreguem valor econômico às empresas e social ao profissional”, afirma o coordenador do curso de Gestão em Recursos Humanos da Unisa, professor Carlos Munhoz.

Universidade Santo Amaro: 28/07/2020 10:43