Livro que desmistifica dinossauros gigantes e carnívoros será lançando

No mês de fevereiro será lançado o livro “Curiosidades sobre os Dinossauros – 30 fatos científicos que Hollywood não mostrou”, escrito pelo pesquisador biológico, Everton Fernando Alves, de 35 anos. O escritor, aluno do Polo de Maringá da Universidade Santo Amaro – Unisa, busca elucidar alguns mitos relacionados a estes extintos animais.

No livro, dois destes mitos chamam muito atenção: a de que, a esmagadora maioria – 90%, dos dinossauros mantinham uma alimentação vegetariana, portanto, não eram carnívoros, e de que a maioria – 85%, destes animais eram muito pequenos, do tamanho de um perú, por exemplo. O livro traz 30 mitos relacionados aos dinossauros em uma linguagem popular para facilitar a compreensão de todos, sem precisar recorrer a termos técnicos e muito científicos.

“Quando nos influenciamos pelo cinema, onde estes animais são muito retratados, vemos dinossauros gigantes e devoradores de seres-humanos, se pegarmos como referência os filmes Jurassic Park e Jurassic Word. Na realidade, diante das pesquisas e evidências científicas, notamos que essa não foi a realidade destes seres. Muito pelo contrário, as provas nos mostram que eles relativamente viviam em comunidades e socialmente harmoniosos e defensores de seus bandos”, afirma o escritor.

Há, claro, suas exceções, em especial do Tiranossauro Rex, este sim um predador. Porém, novamente em discordância com a indústria cinematográfica, ele não era rápido, muito pelo contrário. Era lento e atacava suas presas por meio de emboscadas. “Outro fato que elucidamos no livro é do Velociraptor, que nos filmes aparece do tamanho de um ser humano adulto, quando na realidade ele era um pouco maior que uma galinha”, pontua o autor da obra.

Segundo autor do livro, a obra visa não só elucidar alguns casos e desmistificar outros, mas sobretudo, colocar os “pingos nos is” e fechar uma lacuna de conhecimento destes seres. “Há uma carência da maioria da população em entender os dinossauros, como viviam, suas origens e como se comportavam. O que se conhece vem da indústria cinematográfica, que é puro entretenimento e não tem responsabilidade científica, podendo ter a liberdade de criar estes animais não necessariamente como eram de verdade. A proposta do livro é passar informações reais do que as descobertas nos revelam”, afirma.

Ficha técnica
    Livro: “Curiosidades sobre os Dinossauros – 30 fatos científicos que Hollywood não mostrou”
    Autor: Everton Fernando Alves
    Editora: Independente