Pretende fazer Pós-Graduação? Veja a melhor opção para seus objetivos

Ao concluir uma graduação, um novo objetivo aporta na carreira profissional: a educação continuada. Diante de diferentes modalidades, o estudante precisa ter bem definido seus objetivos, para, a partir deles, encontrar a melhor opção. O fato é que, independentemente da escolha, conhecimento a mais proporciona ganhos superiores.

Além dos cursos de Extensão, modalidade conhecida por oferecer cursos rápidos – normalmente livres –, que tratam de assuntos bem específicos, há a Pós-Graduação, dividida entre Lato Sensu e Stricto Sensu.

O Lato Sensu é uma formação mais rápida, com carga horária a partir de 360h, dependendo do curso. Pode ser oferecido presencial e a distância; e a duração pode variar de acordo com a proposta da Instituição. Na Unisa, por exemplo, há cursos com duração de 6 meses e 100% online. A pós-graduação lato sensu pode ser apresentada como especialização ou MBA (Master Business Administration). O primeiro traz propostas ideais para profissionais já graduados que buscam por aperfeiçoamento técnico ou científico em sua área de atuação, que pode ou não ser a mesma da graduação. Já o MBA é uma especialização na área gerencial, administrativa e de negócios. Costuma ser procurado por profissionais de gestão ou empreendedores.

“Tanto para quem já está empregado quanto para quem está procurando por uma recolocação no mercado de trabalho, muitos parecem já ter percebido a importância da pós-graduação. O mercado está cada dia mais competitivo e um certificado a mais pode ser a diferença entre conseguir a vaga de emprego ou uma promoção e aumento salarial”, afirma a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Santo Amaro – Unisa, profa. Patrícia Colombo.

O mestrado e o doutorado compõem a modalidade Stricto Sensu, mais direcionada a profissionais que desejam seguir na carreira acadêmica ou científica. Os chamados Programas Stricto Sensu são normalmente oferecidos presencialmente – embora em 2019 o MEC tenha autorizado a oferta a distância. A Unisa conta hoje com quatro mestrados (Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Medicina Veterinária e Odontologia) e dois doutorados (Odontologia e Medicina Veterinária).
    Escolha

Após a definição da modalidade de Pós-Graduação, o segundo passo é escolher a Universidade em que irá cursar. No caso do mestrado e do doutorado é fundamental avaliar a nota de recomendação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a nota da Instituição, as linhas de pesquisa e o corpo docente.

Já para os cursos de pós-graduação lato sensu, a legislação educacional não prevê avaliações do MEC. Por isso, é muito importante analisar o histórico da Universidade, como a tradição, a nota de credenciamento e a opinião dos ex-alunos, além do portfólio de cursos.
    Reconhecimento

Segundo a Pesquisa Salarial, realizada pela Catho Educação, a elevação nos ganhos de um profissional com pós-graduação pode chegar a até 53%. “As empresas se mostram dispostas a pagar mais por profissionais com melhor qualificação, valorizando aqueles que buscam a constante atualização”, complementa a profa. Patrícia Colombo.

Além do ganho salarial, o profissional que preocupa-se com sua atualização se diferencia no momento de execução das tarefas técnicas ou de gestão. “Este aumento no conhecimento acadêmico gera um diferencial competitivo, permite que o profissional de destaque diante de outros colegas. Ele passa a ser capaz de executar as atividades de forma mais eficiente, gerando melhores resultados às corporações”, garante a pró-reitora.

Jornalista, Bruna Cardoso de Araújo iniciou o MBA em Marketing Digital na Unisa no início de 2020, como investimento em sua carreira e em busca de estabilidade profissional. De acordo com ela, a pós-graduação deu suporte para que conseguisse fazer novos projetos no trabalho. “Estou gostando bastante, principalmente porque consigo levar novas ideias para a minha equipe”.

Alinhada com as tendências do mercado, Bruna, que já pensa em uma segunda pós, afirma que decidiu prosseguir com seu desenvolvimento profissional mesmo durante a pandemia, por reconhcer que ele somará para novas oportunidades. “O que me faz continuar é a certeza de que estou no caminho certo, em busca de aprimoramento, e que esse curso existe para ser uma adição ao meu currículo, às minhas experiências”.

Universidade Santo Amaro: 24/06/2020 13:50