Quem será o professor da pós-pandemia e o que o mercado espera dele?

Com o isolamento social, seguido a fim de evitar-se a disseminação do novo coronavírus, uma das profissões que mais precisou se reinventar foi a do professor. Com as aulas realizadas de forma totalmente online, os docentes precisaram, do dia para noite, se adaptarem a esta nova realidade.

O contexto trouxe uma nova realidade para a profissão, que há mais de uma década demandava adaptações técnicas em virtude da ampliação da educação a distância, sobretudo no ensino superior. Com a adoção de metodologias online na educação básica, ter conhecimento e habilidade com as novas tecnologias educacionais tornou-se essencial para a carreira docente.

“O profissional que não se atualizar a partir de agora e não tomar os devidos conhecimentos das plataformas digitais de educação vão ficar para trás. Este conhecimento será um pré-requisito por parte do mercado de trabalho”, afirma a profa. Brigitte Bedin, coordenadora do curso de especialização em Design Instrucional e Novas Tecnologias da Unisa. “Os principais desafios consistem em desconstruir o que foi feito até hoje, partir para novos conhecimentos e desvencilhar-se dos preconceitos em relação à EAD”, complementa.

Conheça algumas plataformas

Os interessados na carreira docente já têm disponível uma série de plataformas para desbravar tecnologias educacionais.

Para aulas síncronas (aluno e professor precisam estar juntos e interagindo, independentemente de estarem no mesmo local): Teams, Google Meet, Zoom, Skype e Collaborate.
    Para interação: Kahoot, Plickers e Mentimeter.
    Para elaboração de aulas diferentes e mais interativas: Doodly e Articullate.
    Para a utilização de realidade virtual: Aurasma.

“A internet está aí para todo tipo de informação. O professor e o estudante de licenciaturas podem partir para o autoaprendizado e participar de cursos de curta duração. Para quem não quiser investir, o Youtube tem diversos canais com esse tipo de informação. Existem, inclusive, pós-graduações voltadas para a tecnologia na educação, como a de Design Instrucional e Novas Tecnologias, oferecida pela Unisa ”, indica a docente.

Para quem ainda está em dúvida sobre qual carreira docente seguir, a Unisa oferece os cursos de Letras, Matemática, História, Geografia, Educação Física, Física e Pedagogia, presencial e a distância.

Universidade Santo Amaro: 16/07/2020 11:30