Você está em:

A UNISA / Institucional/Notícias
Notícias

    Gestão de tempo: aprenda a administrar seu dia de forma eficiente

    Planejamento e administração de tempo são tarefas essenciais para a rotina de trabalho dentro de uma empresa, mas para que haja rendimento durante todo o dia, é necessário equilíbrio e muita organização.

    Pensando nessa questão comum a todos os profissionais, convidamos o Prof. Ricardo Alves, representante do Conselho Regional de Administração de São Paulo e docente da Universidade Santo Amaro – Unisa para apresentar técnicas infalíveis que vão ajudar a administrar seu tempo.

    Confira abaixo os 10 mandamentos de gerenciamento de tempo:

    1. Não terás mais atividades do que conseguirás realizar: Planeje de forma realística como seu tempo será usado: horas, dias, meses, anos. Aprenda a dizer não para responsabilidades de outros. Técnica “fatiando o salame”: dívida e priorize as atividades.
    2. Não usarás teu tempo em vão: Controle o tempo gasto com reuniões empresarias inúteis, salas de bate-papo, televisão, celular, divertimentos e outras atividades que não oferecem nenhum valor agregado. Técnica: KPI ou Key Performance Indicador. Esse indicador de desempenho faz parte do dia a dia de diversas atividades que precisam medir resultados.
    3. Não farás falsa imagem de ti mesmo: Mentir sobre competências que não tem engana os outros por pouco tempo. Lembrar que “O ótimo é inimigo do bom”! Técnica: “O espelho”, usada para avaliação da autoimagem.
    4. Guardarás o sábado, domingo e toda a semana: Tenha equilíbrio na distribuição do seu tempo para a empresa, família, estudos, diversão e, principalmente, para seu descanso. Técnica: “O equilibrista”, aplicada para avaliar a capacidade de manutenção de todas as atividades programadas.
    5. Honrarás cada segundo de tua vida: Organize-se. As 24h de cada dia correspondem a 1.440 minutos, ou 86.400 segundos. Acha pouco? Um carro de Fórmula 1, no pit stop para abastecer, trocar os quatro pneus, limpar a viseira do piloto, ajuste no motor leva de 4 a 5 segundos! Técnica: Use uma agenda, não um livro de anotações.
    6. Não assassinarás teus sonhos e conquistas: Use seu tempo com foco não no agora, mas no futuro. Não viva do passado, pois ele é inalterável. Como você estará daqui 5, 10 ou 50 anos? O tempo não volta! Comemore! Técnica: “Avaliação de Desempenho”, tradicionalmente utilizada no mundo empresarial para avaliar os resultados alcançados dentro de um período definido.
    7. Não adulterarás teus objetivos: Execute o que planejou. Pior do que um planejamento cujo esperado não foi atingido, é não ter nenhum planejamento. Evite o “Deixa a vida me levar”. Técnica: “Planejamento Estratégico”, realizada por meio da Criação de cenários otimistas, pessimistas e realistas voltados para ações futuras.
    8. Não roubarás o tempo dos outros: Considere o tempo (vida) dos outros. Organize-se e seja preciso; saiba comunicar-se de forma eficaz. Empatia, consideração e respeito com o tempo dos outros é um dos diferenciais de uma pessoa bem-sucedida. Técnica: “Ladrões do Tempo”, aplicada para avaliação de uso ineficaz da tecnologia, deslocamentos desnecessários, reuniões improdutivas etc.
    9. Não darás desculpas pela perda de tempo: O tempo não pode ser armazenado, economizado, estocado. Foi feito para ser usado, por isso evite a desculpa da estrada: “tinha um caminhão quebrado, um acidente, uma enchente na estrada”. Atraso é atraso. Se for mentir, seja breve! Técnica: “Comunicação Eficaz”, avaliação do processo de comunicação escrita, oral e em público, redução de ruídos na comunicação etc.
    10. Não desejarás possuir mais do que precisas: Cuidar de coisas desnecessárias que consomem tempo precioso é muito mais comum que se pode imaginar. Sempre avalie o custo/benefício dos bens materiais. Técnica: “O acumulador”, análise da tendência de acumulação de bens, relação entre valores, hábitos, atitudes e comportamentos em detrimento da qualidade de vida pessoal e profissional.

    “Gestão de tempo (e vida) é administrar o tempo na plenitude da eficácia; otimizar sua energia, esforço e tempo para realizar, meditar, estudar e desenvolver-se como o ser único que você é. Use-o de forma inteligente no cenário, familiar e profissional”, finaliza o professor.

    Em parceria com a Extensão Universitária, a Unisa convidou três especialistas, incluindo o Prof. Ricardo Alves, para ministrar oficinas virtuais gratuitas sobre o universo do mercado de trabalho. Clique aqui e confira mais informações.

    Além disso, no Unisacast, podcast da IES, você encontra bate-papos descontraídos e informativos sobre diversos assuntos relacionados à carreira e ao mercado de trabalho. Já ouviu hoje?

    Fonte: ALVES, Ricardo. Quer ter mais tempo?. Como gerenciar seu tempo e ser mais produtivo. Editora E-Press. No catálogo da Amazon.com.br.

    Universidade Santo Amaro: 28/06/2021 10:48
    Compartilhar:
    • Facebook
    • Twitter
    • Linkedin