Plataforma Lattes: está na hora de conhecer o sistema de currículos virtual

Assim que a gente entra na faculdade, já começa a ouvir para lá e para cá sobre o tal do Currículo Lattes, mas você sabe o que é e como montar o seu?

Criado em 1999 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Lattes é um currículo acadêmico. Ou seja, tem a função de reunir as informações relacionadas ao meio acadêmico e pode ser usado por estudantes, professores, pesquisadores ou qualquer pessoa interessada pela área e em conjunto com o curriculum vitae (CV) na busca por emprego.

Entre as principais informações encontradas em um Currículo Lattes estão:

• Artigos publicados;
    • Projetos de pesquisa e expansão;
    • Grupos de pesquisa;
    • Bancas;
    • Nível de proficiência em outras línguas (fala, escrita e leitura).

O Lattes é criado e armazenado em uma plataforma especial de mesmo nome e é um banco de dados do CNPq. Por isso, ele tem um formato restrito e padronizado.

Ah, vale lembrar que é importante adicionar o link para o Lattes no seu CV, afinal ele é responsável por apresentar detalhadamente os seus feitos acadêmicos e isso só dá um up na sua busca por emprego — um dos motivos importantes para se ter um Currículo Lattes atualizado, mesmo se não quiser seguir uma carreira de pesquisa ou acadêmica.

Como criar um Currículo Lattes:

Criar o seu Lattes é bem fácil, basta entrar no site da plataforma e seguir os passos abaixo:

• Acesse a opção “cadastrar novo currículo”, localizada no lado direito da página;
    • Faça seu cadastro e crie uma senha;
    • Preencha o endereço residencial e profissional (se já estiver trabalhando);
    • Detalhe sua formação acadêmica;
    • Preencha os dados solicitados com atenção;
    • Quando concluir, clique em “enviar ao CNPq”;
    • Aguarde até 24h para o currículo ser cadastrado no site.

É isso! Agora é só colocar o link no seu CV, ou enviá-lo para alguém quando for necessário. Não esqueça de atualizá-lo sempre que der um passo novo na sua vida acadêmica!

Universidade Santo Amaro: 28/06/2021 10:32