Você está em:

A UNISA / Institucional/Notícias
Notícias

    Relacionamento Interpessoal: importante para o ambiente de trabalho

    Autoconhecimento, empatia e humildade: palavras-chaves ao se tratar de relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho.

    Boas relações são fatores essenciais para o crescimento profissional. Justamente por isso, o relacionamento interpessoal é tão importante. De acordo com um estudo realizado em 2015 pela universidade estadunidense, Delta State University, o relacionamento interpessoal positivo promove uma variedade de resultados benéficos para equipes, empresas e indivíduos.

    O bom relacionamento torna o ambiente de trabalho um local agradável e positivo. Como consequência, aumenta-se a produtividade e os feedbacks positivos, bem como proporciona-se apoio maior entre a equipe durante momentos de crise.

    Ademais, profissionais capazes de se relacionar bem com os colegas são priorizados em processos seletivos, têm mais chances de promoção, além de um maior reconhecimento no local de trabalho e, consequentemente, maior contentamento: um ambiente harmônico e respeitoso, resulta na satisfação pessoal e profissional de quem faz parte dele.

    Por esses motivos, o relacionamento interpessoal é de extrema importância para o crescimento profissional e, pensando nisso, separamos 10 dicas de ouro para aprimorar sua relação interpessoal dentro do ambiente de trabalho.

    Lembra das três palavras-chave no começo desta matéria? Então, elas vão aparecer bastante agora!

    Vamos lá?

    1. Autoconhecimento: saber sobre si é essencial na relação com os outros ou até para compreende-los. Quando tiver consciência dos seus pontos fortes e fracos, das suas qualidades e defeitos, fica muito mais fácil lidar com as personalidades e características das pessoas ao redor. 
    1. Esteja aberto para críticas e feedbacks (positivos e negativos): aproveite esses momentos para olhar para si mesmo e compreender melhor seus pontos fracos e fortes, bem como evoluir como profissional. 
    1. É importante saber lidar com críticas no geral: ter humildade e saber usar as críticas para crescer é essencial para melhorar como pessoa e profissional. Também é superimportante lembrar: na hora de fazer críticas, tenha empatia e nunca seja ríspido. 
    1. Reconheça suas falhas: errar é humano e ter humildade para aceitar quando errou resulta na confiança e aumento do respeito que os colegas têm por você, além de facilitar as interações com a equipe. 
    1. Seja comunicativo: esteja aberto a diálogos, isso torna a eventual necessidade de discussão de problemas e obstáculos mais fácil e eficiente. 
    1. Respeito sempre: ser tolerante e aberto às perspectivas diferentes é essencial para uma relação saudável e positiva no ambiente de trabalho. Além disso, é possível aprender muito com as diferentes visões e, consequentemente, evoluir como profissional. 
    1. Pratique a escuta ativa: prestar atenção e ter foco no que colegas estão dizendo proporciona uma comunicação clara e efetiva, o que resulta em melhora na produtividade e em um bom gerenciamento de crises. 
    1. Tenha empatia: saiba colocar-se no lugar do outro e evite julgamentos. Esforce-se para entender e ajudar os colegas como for possível. 
    1. Tenha uma atitude positiva: desenvolva habilidades como empatia, respeito e cooperação. A atitude positiva é uma base importante para bons relacionamentos. 
    1. Estabeleça limites: é importante saber o momento certo para manter o foco e a produtividade, bem como quando é possível conversar de maneira mais despojada. 

    Ter um bom relacionamento com colegas resulta em uma participação maior no ambiente de trabalho e com isso, a rede de relacionamentos se expande e possibilita aprendizados, evolução e sucesso na carreira.

    Universidade Santo Amaro: 13/07/2021 12:13
    Compartilhar:
    • Facebook
    • Twitter
    • Linkedin