Você está em:

CURSOS / Graduação / A Distância / Biológicas e da Saúde /  Educação Física (Bacharelado)
Educação Física (Bacharelado)

Coordenador(a) : Profa. Me. Rosemeire de Oliveira

O curso de Educação Física da Unisa é uma referência nacional. É estrelado pelo Guia do Estudante e possui um corpo docente altamente qualificado com experiência profissional no mercado de trabalho, o que enriquece ainda mais a formação dos alunos da Unisa. Com o crescente aumento da busca pela qualidade de vida, cada vez mais especialistas indicam a prática de exercícios físicos como um dos fatores de maior importância para manter corpo e mentes saudáveis. 

A área de Educação Física tem tantas áreas de trabalho (Lazer, esportes, academia, saúde, empresas, clubes e escolas) que é difícil listar todas, mas para você que está considerando seguir a carreira, um aviso: nem todo diploma te dá o direito a qualquer vaga de trabalho, porque a carreira de Educação Física está dividida em duas áreas:  a Licenciatura e o Bacharelado.

A Licenciatura é indicada pra quem quer ser professor de Educação Física e dar aulas em escolas púbicas ou privadas.

Já no Bacharelado o profissional de Educação Física pode atuar em treinamento nas modalidades esportivas, no lazer, e até em postos de saúde.

Mercado de Trabalho

Com a população cada vez mais consciente da prática de exercícios físicos para um estilo de vida saudável, o mercado de trabalho está em expansão. Você não precisa ser um grande esportista para ser um profissional de Educação Física, tampouco ser um superatleta para estudar, se formar e se dar bem na carreira, mas é preciso conhecer onde cada profissional atua.

O Bacharel em Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção acadêmico-profissional no mercado de trabalho, do movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, nas perspectivas da prevenção de problemas de agravo da saúde, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.

Aprendizado prático

As realizações de atividades práticas por parte dos alunos do curso são parte fundamental do processo de formação dos futuros profissionais de Educação de Física. Essas aulas são realizadas nos polos, acompanhadas por tutores, em datas e horários previamente estabelecidos. O estudante deve ter disponibilidade para estar presente nestes momentos práticos. Com infraestrutura moderna e completa, as aulas práticas permitem a compreensão e apropriação do conteúdo teórico, bem como o desenvolvimento de habilidades específicas da área de atuação.

Metodologia
O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa, que estimula a construção do seu próprio conhecimento, por meio de diversos recursos, como vídeos, mapas mentais, fóruns, webconferências, chat com tutores, estudo de casos e muito mais.

Os conteúdos e atividades ficam disponíveis na internet. Você também terá sessões interativas ao vivo pela web, com professores, tutores e colegas de sala.

Existem encontros presenciais obrigatórios no polo que ocorrem para a realização de provas, ou se houver atividades práticas previstas, mediante uma agenda pré-estabelecida.

Avaliações Presenciais no Polo

Dentro do processo avaliativo, além das atividades e avaliações eletrônicas, ao final de cada módulo, o aluno terá que ir presencialmente ao polo para a realização de uma avaliação global para cada disciplina. O próprio estudante, durante o período estabelecido na agenda da disciplina, realizará o agendamento da data e horário da prova, por meio do sistema.