Você está em:

CURSOS / Graduação / A Distância / Ciências Exatas /  Engenharia Ambiental
Engenharia Ambiental

Coordenador(a) : Prof. Dra. Cristina Aparecida Vilas Bôas de Sales Oliveira

O curso de Engenharia Ambiental da Unisa oferece sólida base teórica e prática com o intuito de proporcionar bagagem suficiente para o exercício da profissão, suprindo as exigências do amplo mercado de atuação nesta área.

Os estudantes são habilitados para aplicar as diversas práticas com princípios tecnológicos e para o desenvolvimento das seguintes competências:

  • Síntese e análise de problemas na caracterização e diagnóstico ambiental, elaboração de estudos de impactos ambientais, monitoramento do meio e implementação de medidas mitigadoras;
  • Compreensão dos problemas ambientais e apresentações de soluções inovadoras, desenvolvendo e adequando tecnologias para a área ambiental;
  • Capacidade para o desenvolvimento de tecnologias e elaboração de procedimentos para reduzir impactos ambientais adversos e minimizar a degradação ambiental.

Mercado de trabalho
A Engenharia Ambiental propicia ao formando inserção rápida no mercado de trabalho, em setores como:

  • Administração pública: municipal, estadual e federal;
  • Indústria, comércio e agricultura;
  • Consultorias;
  • Prestação de serviços;
  • Concessionárias de serviços;
  • Organizações não governamentais;
  • Ensino e pesquisa.

Aprendizado Prático
As realizações de atividades práticas por parte dos alunos do curso servem de suporte às atividades complementares e de pesquisa inerentes às suas especificidades. Essas aulas são realizadas nos polos, acompanhadas por tutores, em datas e horários previamente estabelecidos (diferentes da data e horário do encontro presencial para assistir à aula satélite). O estudante deve ter disponibilidade para estar presente nestes momentos práticos. Com infraestrutura moderna e completa, as aulas de laboratório permitem a compreensão e apropriação do conteúdo teórico, bem como o desenvolvimento de habilidades específicas da área de atuação. 

Com todos estes diferenciais, somados ao corpo docente altamente qualificado, os alunos aprendem a desenvolver, projetar, planejar e executar planos, projetos e programas visando a proteção de recursos naturais e a diminuição ou eliminação de ações poluidoras em diversos setores.

Metodologia
O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa, que estimula a construção do seu próprio conhecimento, por meio de diversos recursos, como vídeos, mapas mentais, fóruns, webconferências, chat com tutores, estudo de casos e muito mais.

Os conteúdos e atividades ficam disponíveis na internet. Você também terá sessões interativas ao vivo pela web, com professores, tutores e colegas de sala.

Existem encontros presenciais obrigatórios no polo que ocorrem para a realização de provas, ou se houver atividades práticas previstas, mediante uma agenda pré-estabelecida.


Avaliações presenciais no Polo:
A Avaliação Global (AVG) ocorre ao final de cada módulo, presencialmente no polo, quarta-feira, das 19h30 às 22h50 ou aos sábados, das 8h às 11h20. (conforme dia escolhido no processo seletivo). As avaliações substitutivas, de disciplinas em regime de dependência e adaptação, podem ocorrer em dias diferentes, informados previamente, conforme a grade do curso.