Você está em:

CURSOS / Graduação / A Distância / Ciências Exatas /  Engenharia de Produção
Engenharia de Produção

Coordenador(a) : Prof. Cláudio Monico Innocêncio

O curso de Engenharia de Produção da Unisa forma profissionais generalistas, capacitados para avaliar os problemas de forma global, contando com sólida base científica e conhecimento de todas as áreas que envolvem a produção, considerando os aspectos humanos e sociais, econômicos, materiais, energéticos, tecnológicos e ambientais, para atender as demandas de empresas industriais e de prestação de serviços.

Com estes diferenciais, somados ao corpo docente altamente qualificado, os alunos são capacitados para:

  • Compreender as relações dos sistemas produtivos com o meio-ambiente, levando em conta a responsabilidade socioambiental;
  • Integrar recursos materiais, humanos, informações e tecnologia para melhorar processos produtivos;
  • Desenvolver projetos e viabilizar produtos, bem como seu processo produtivo para as mais variadas necessidades;
  • Elaborar processos logísticos dentro e fora da empresa;
  • Estabelecer vantagens competitivas no setor produtivo;
  • Administrar uma empresa com visão estratégica de manufatura e de mercado.

Mercado de trabalho

O profissional formado em Engenharia de Produção na Unisa tem diversas oportunidades de atuação, já que o mercado profissional desta área está em constante crescimento. Alguns dos segmentos são:

  • Indústria, comércio e agricultura;
  • Consultorias;
  • Prestação de serviços;
  • Concessionárias de serviços;
  • Organizações governamentais e não governamentais;
  • Ensino e pesquisa.

Aprendizado Prático

As realizações de atividades práticas por parte dos alunos do curso são fundamentais para a formação dos futuros Engenheiros. Essas aulas são realizadas nos polos, acompanhadas por tutores, em datas e horários previamente estabelecidos. O estudante deve ter disponibilidade para estar presente nestes momentos práticos. Com infraestrutura moderna e completa, as aulas de laboratório permitem a compreensão e apropriação do conteúdo teórico, bem como o desenvolvimento de habilidades específicas da área de atuação.

Com todos estes diferenciais, somados ao corpo docente altamente qualificado, os alunos aprendem a desenvolver, projetar, planejar e executar planos, projetos e programas visando a proteção de recursos naturais e a diminuição ou eliminação de ações poluidoras em diversos setores.

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa, que estimula a construção do seu próprio conhecimento, por meio de diversos recursos, como vídeos, mapas mentais, fóruns, webconferências, estudo de casos e muito mais.

Os conteúdos e atividades ficam disponíveis na internet. Você também terá sessões interativas ao vivo pela web, com professores, tutores e colegas de sala.

Existem encontros presenciais obrigatórios no polo  para a realização de provas e de aulas práticas, mediante uma agenda pré-estabelecida no ambiente das disciplinas.

Avaliações Presenciais no Polo

Dentro do processo avaliativo, além das atividades e avaliações eletrônicas, ao final de cada módulo, o aluno terá que ir presencialmente ao polo para a realização de uma avaliação global para cada disciplina. O próprio estudante, durante o período estabelecido na agenda da disciplina, realizará o agendamento da data e horário da prova, por meio do sistema.