Você está em:

CURSOS / Graduação / A Distância / Ciências Exatas /  Engenharia de Software
Engenharia de Software

Coordenador(a) : Prof. Me. João Roberto Ursino da Cruz

O curso de Engenharia de Software da Unisa prepara profissionais aptos a desenvolverem e executar projetos dos mais diversos tipos de software existentes. Este profissional terá sólida formação em Ciência da Computação, Matemática e Produção, visando a criação de sistemas de alta qualidade de maneira sistemática, controlada, eficaz e eficiente, que levem em consideração questões éticas, sociais, legais e econômicas.

Também serão capazes de criar soluções, individualmente ou em equipe, para problemas complexos caracterizados por relações entre domínios de conhecimento e de aplicação. Terão competências para agir de forma reflexiva na construção de software, compreendendo o seu impacto direto ou indireto sobre as pessoas e a sociedade. Entenderão o contexto social no qual a construção de software é praticada, bem como os efeitos dos projetos na sociedade.

Todas essas habilidades contribuirão para que reconheçam o caráter fundamental da inovação e da criatividade, compreendendo as perspectivas de negócios e oportunidades relevantes.

Mercado de trabalho

O uso massivo da informática nos dias atuais, principalmente pelo enorme uso de aparelhos como smartphones e tablets pela população brasileira é um dos motivos pelos quais profissionais habilitados para lidar com essa tecnologia sejam tão requisitados.

No mercado de trabalho, a principal área de atuação é a de Tecnologia da Informação, desenvolvendo softwares para todos os tipos de instituições, privadas ou públicas. Também é possível desenvolver projetos com financiamento próprio ou sob demanda para clientes isolados.

Aprendizado prático

As atividades práticas ligadas às disciplinas do curso poderão ocorrer tanto no polo de apoio presencial, principalmente em laboratórios de Engenharia e de Informática, quanto em ambientes simulados virtualmente. As atividades práticas em laboratórios serão realizadas em módulos específicos, agendadas com antecedência, e ocorrerão nos Polos Educacionais. Estas atividades têm a intensão de aproximar o estudante das práticas do ofício no âmbito da realidade do dia a dia profissional.

Metodologia

O curso a distância da Unisa possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa, que estimula a construção do seu próprio conhecimento, por meio de diversos recursos tecnológicos, como vídeos, mapas mentais, fóruns, webconferências, estudo de casos e muito mais. Os conteúdos e atividades ficam disponíveis na internet.

Em contrapartida, também acontecerá sessões interativas ao vivo pela web, com professores, tutores e colegas de sala. Além da modernidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e da metodologia usada, todo estudante conta com suporte permanente de tutores e docentes.

É previsto encontros presenciais obrigatórios no Polo que ocorrem para a realização de provas, mediante uma agenda pré-estabelecida no ambiente das disciplinas.

Avaliações Presenciais no Polo

Dentro do processo avaliativo, além das atividades e avaliações eletrônicas, ao final de cada módulo, o aluno terá que ir presencialmente ao polo para a realização de uma avaliação global para cada disciplina. O próprio estudante, durante o período estabelecido na agenda da disciplina, realizará o agendamento da data e horário da prova, por meio do sistema.