Você está em:

CURSOS / Graduação / A Distância / Ciências Humanas e Sociais /  Jornalismo
Jornalismo

Coordenador(a) : Prof. Me. Maurício Capela

Contar uma história a alguém. Estar perto dos principais acontecimentos que mudam a vida das pessoas. E ter muita disposição, porque a combinação de todos esses fatores exige não apenas grande concentração, mas também valores sólidos, como ética e respeito nas relações humanas.

É assim que a Universidade Santo Amaro - Unisa procura formar quem vai atuar no Jornalismo. Em campo, na hora da busca da informação, é necessário não só ter aprendido a apurar, checar e construir a notícia precisa, isenta e com credibilidade nas diversas plataformas midiáticas, também é fundamental ter sólida formação acadêmica. Portanto, o profissional de Jornalismo da Unisa vincula o conhecimento das disciplinas teóricas às práticas e, assim, consegue ter uma visão aprofundada e articulada da realidade onde a informação está inserida, sem perder o norte da base humana tão presente na história das universidades ao longo dos séculos.

O jornalista formado pela Unisa, além de contar com a retaguarda de uma universidade nota 5 no Ministério da Educação (MEC), ou seja, detentora do conceito máximo do órgão, cumpre a função básica e preliminar da profissão, presente no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros: a de prover o acesso à informação de relevante interesse público como direito fundamental. Um compromisso que nenhum jornalista deve abrir mão. Nessa esteira, o jornalista formado pela Unisa é estimulado ao longo do processo de construção a dar a sua contribuição à sociedade brasileira.

Mercado de trabalho

Há um velho ditado que circula em toda redação de jornal, televisão, rádio, revista e sites: não é você que escolhe o jornalismo, é o jornalismo que o escolhe. Faz todo sentido. Ainda mais em tempos de fake news, que por sinal novamente demonstrou a importância da carreira à sociedade. O fato é que o mundo passa por uma transformação tecnológica, e o Jornalismo não escapou ileso. Pelo contrário. Se antes, o meio impresso era um grande empregador, hoje o universo jornalístico digital demanda cada vez mais profissionais, alocados nas mais diversas editorias.

Hoje, ser jornalista significa ser multimídia e estar apto a lidar não só com a práxis em si da profissão, mas também com o ferramental tecnológico à mão no século XXI. Muito embora seja impossível afirmar qualquer situação em relação aos rumos do Jornalismo, é preciso observar a crescente demanda e consumo da produção de notícia nos dispositivos móveis. Já uma realidade nessa virada da segunda para terceira década deste milênio.

Aprendizado prático

Um dos destaques do curso de Jornalismo é a oportunidade de colocar em prática o aprendizado obtido, em especial nos eventos de extensão e em disciplinas específicas, que possuem por base situações e contextos próximos da realidade, com a mimetização do dia a dia profissional. Além disso, o estudante deverá realizar o estágio curricular, que é obrigatório, e permite e vivência da profissão.

Metodologia

O curso a distância da Unisa possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa, que estimula a construção do seu próprio conhecimento, por meio de diversos recursos tecnológicos, como vídeos, mapas mentais, fóruns, web conferências, estudo de casos e muito mais. Os conteúdos e atividades ficam disponíveis na internet. Você também terá sessões interativas ao vivo pela web, com professores, tutores e colegas de sala. Além da modernidade do ambiente virtual de aprendizagem e da metodologia usada, todo estudantes conta com suporte permanente de tutores e docentes.

Existem encontros presenciais obrigatórios no polo que ocorrem para a realização de provas, mediante uma agenda pré-estabelecida no ambiente das disciplinas.

Avaliações Presenciais no Polo

Dentro do processo avaliativo, além das atividades e avaliações eletrônicas, ao final de cada módulo, o aluno terá que ir presencialmente ao polo para a realização de uma avaliação global para cada disciplina. O próprio estudante, durante o período estabelecido na agenda da disciplina, realizará o agendamento da data e horário da prova, por meio do sistema.