Você está em:

CURSOS / Graduação / A Distância / Ciências Humanas e Sociais /  Serviço Social
Serviço Social

Coordenador(a) : Prof. Henrique Manoel Carvalho Silva

A graduação em Serviço Social a distância da Unisa é reconhecida como um dos cursos mais tradicionais da área. Tem como principal objetivo formar profissionais comprometidos com a realidade brasileira no tocante à justiça e o combate à desigualdade social no país. O curso possui um projeto pedagógico consolidado que promove uma compreensão ampla da estrutura social brasileira.

A sua proposta viabiliza aos alunos o conhecimento necessário para serem capazes de intervir crítica e eficazmente na realidade do país, pois promove uma formação alinhada com as discussões do ponto de vista das políticas públicas nas mais diversas áreas, atribuindo significativo diferencial à carreira, na medida em que fomenta estratégias didáticas inovadoras.

O curso de Serviço Social é ofertado na metodologia 100% EAD, modalidade em que aluno desenvolve seus estudos de qualquer lugar, sendo necessário o comparecimento aos polos de educação presencial apenas para realização das avaliações finais das disciplinas teóricas e atividades de estágio (a partir do módulo 13).

Como funciona o Estágio Curricular Obrigatório?

No período em que o estágio é requerido (entre os módulos 13 e 15), o aluno deverá comparecer ao polo para a supervisão acadêmica de estágio, sob supervisão de um assistente social.

O aluno realizará presencialmente, ao mesmo tempo em que passa por Supervisão Acadêmica, o estágio curricular obrigatório, em um campo de estágio a sua escolha, sob supervisão de um assistente social no campo de estágio (Supervisor de Campo), em dias e horários diferentes do encontro semanal de supervisão acadêmica no polo

Aprendizado prático

O curso possui diversas atividades para correlacionar teoria e prática. Entre os diferenciais estão as ações de extensão universitária desenvolvidas em diferentes polos pelo Brasil, mobilizadas pela Unisa em parceria com diferentes instituições públicas e privadas.

Tal aprendizado manifesta-se igualmente na ocasião das atividades desenvolvidas pelos alunos na ocasião de seu estágio curricular supervisionado, por meio das atividades práticas que ocorrem em instituições de diferentes segmentos da política pública, tais como saúde, educação, assistência social, habitação, cultura, empresas, entre outras.

Mercado de trabalho

A demanda por assistentes sociais tem crescido no Brasil, principalmente em virtude da terceirização de parte dos serviços sociais e de saúde do governo para ONGs, sobretudo em cidades de grande porte. As principais áreas de atuação são:

•    Assistência a pacientes e familiares em unidades básicas de saúde,
•    Ambulatórios especializados e hospitais,
•    Previdência social,
•    Trabalho técnico social em políticas de habitação,
•    Apoio educacional em escolas e creches,
•    Assistência a crianças e adolescentes em varas de justiça e em conselhos de direitos,
•    Elaboração e coordenação de projetos em organizações sociais de diversas áreas,
•    Gestão de políticas e programas sociais em órgãos de governo,
•    Promoção de qualidade de vida em empresas públicas e privadas,
•    Segurança do trabalho e gestão de recursos humanos em empresas públicas e privadas

Metodologia

O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa, que estimula a construção do seu próprio conhecimento, por meio de diversos recursos, como vídeos, mapas mentais, fóruns, webconferências, estudo de casos e muito mais.

Os conteúdos e atividades ficam disponíveis na internet. Você também terá sessões interativas ao vivo pela web, com professores, tutores e colegas de sala.

Existem encontros presenciais obrigatórios no polo que ocorrem para a realização de provas, mediante uma agenda pré-estabelecida no ambiente das disciplinas.


Avaliações Presenciais no Polo

Dentro do processo avaliativo, além das atividades e avaliações eletrônicas, ao final de cada módulo, o aluno terá que ir presencialmente ao polo para a realização de uma avaliação global para cada disciplina. O próprio estudante, durante o período estabelecido na agenda da disciplina, realizará o agendamento da data e horário da prova, por meio do sistema.