Você está em:

CURSOS / Graduação / Presencial / Biológicas e da Saúde /  Enfermagem
Enfermagem

Coordenador(a) : Profa. Carla Regiani Conde

Com suas aulas iniciadas em 1996, o curso de Enfermagem da Unisa propõe uma sólida formação científica, humanista, política e ética com competência para a identificação de problemas relacionados à saúde da população e com conhecimentos, habilidades e atitudes para o pleno desempenho das atividades do profissional enfermeiro nas diversas áreas de atuação. As disciplinas se articulam de forma que o aluno vivencie a relação entre a teoria e a prática, numa constante conexão entre o conteúdo abordado em sala de aula e as atividades de pesquisa e extensão.

Formado por um corpo docente composto por doutores e mestres, o curso propõe o desenvolvimento de competências voltadas para a formação de enfermeiros que atendam ao seguinte perfil:

•    Comprometido consigo mesmo como pessoa, com o desenvolvimento constante da profissão, a melhoria permanente da assistência de saúde da população e os preceitos ético-profissionais emanados pelos órgãos reguladores do exercício da enfermagem;
•    Competente para prestar assistência de enfermagem integral em todas as fases do ciclo de vida, tanto no contexto individual e familiar como no coletivo;
•    Atuação profissional crítico-reflexiva, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

Aprendizado Prático

O curso conta com um complexo de laboratórios multidisciplinares, instalações específicas para o desenvolvimento de atividades práticas que possuem equipamentos de alta tecnologia.

O aluno realizará estágios em instituições de saúde como hospitais gerais e especializados e unidades básica de saúde, com enfoque  clínico e de gestão da assistência de enfermagem. Esses estágios acontecerão durante a  tarde para os alunos do periodo noturno e de manhã para  os alunos do periodo matutino.

Grupos de estudos e de pesquisa nas áreas de saúde da criança, da mulher e do adulto/idoso, programas de estágios extracurriculares comunitários e hospitalares e programa de tutoria são iniciativas que promovem a reflexão e o debate sobre os temas abordados nas aulas. Visando uma reflexão sobre os desafios e oportunidades da atuação do profissional de enfermagem no mercado de trabalho, a Unisa ainda promove eventos científicos como seminários e semanas acadêmicas.     

Mercado de Trabalho

Ao se formar na Unisa, o profissional estará apto ao exercício da enfermagem nas áreas: assistencial, administrativa, ensino e pesquisa. Entre as possibilidades de atuação estão: Hospitais, Unidades Básicas de Saúde, Clínicas, Home Care (Assistência Domiciliar), Universidades, Escolas de Formação de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, Centros de Pesquisas, Atendimento Pré Hospitalar, Instituições de Longa Permanência (atendimento ao paciente Idoso) e outros empreendimentos como profissional liberal.

Coordenadora: Carla Regiani Conde