Você está em:

CURSOS / Mestrado / Mestrado /  Mestrado em Ciências Humanas
Mestrado em Ciências Humanas

Coordenador(a) : Prof. Dr. Álvaro Cardoso Gomes

Reconhecido pelo Parecer CNE/CES nº 58/2014 de 29/04/2014, publicado no DOU de 30/04/2014.

Objetivos:
Formar mestres em Ciências Humanas para que possam atuar, de forma interdisciplinar, tanto no ensino quanto na pesquisa ou na gestão nas áreas de Letras, História, Comunicação, Sociologia, Antropologia e Pedagogia e suas interfaces. Voltados à problematização das realidades socioculturais e históricas nas quais se inserem, os estudantes-pesquisadores deverão desenvolver habilidades e competências, a partir de uma sólida formação teórico-metodológica interdisciplinar, ao analisar as manifestações culturais e seus contextos sociais de expressão, produzindo pesquisas de forma a contribuir com reflexões e ações para transformar seu entorno.

A quem se destina:
Graduados em Ciências Sociais Aplicadas, Letras, História, Educação, Pedagogia, Psicologia, Antropologia, Geograifa, Artes e áreas afins.

Área:
Interdisciplinar.

Área de Concentração:
Sociedade, Cultura e Linguagens: A área de concentração compreende os estudos relacionados às teorias, metodologias, modelos, estratégias, instrumentos e procedimentos ligados aos processos educacionais formais e informais e campo privilegiado do conhecimento, procurando estudar as mais diversas expressões culturais e os contextos sociais. Pretende-se estudar a multiplicidade social, procurando perceber como os sujeitos sociais constroem nelas suas experiências, por meio da linguagem em suas manifestações verbais e não verbais. Busca-se ainda compreender os diversos sistemas de comunicação e suas manifestações de linguagem. Visa analisar, de maneira interdisciplinar, as relações entre sociedade, espaço e memória, com base na investigação dos fenômenos sociais, políticos, econômicos e culturais.


Linhas de Pesquisa:
1) Sociedade, Comunicação, Linguagens: Esta linha visa investigar, de maneira interdisciplinar, os diversos sistemas de comunicação e suas manifestações de linguagem nas diferentes matrizes de produção e de recepção – verbal, sonora e visual. Os estudos nesta linha envolvem relações das artes e das mídias com a sociedade e a cultura, relacionando-as às problemáticas da identidade.

2) Sociedade, Espaço, Memória: Esta linha visa analisar de maneira interdisciplinar as relações entre sociedade, espaço e memória, com base na investigação dos fenômenos sociais, políticos, econômicos e culturais. Desta forma, enfatizam-se pesquisas que se integram e se articulam nas seguintes áreas e temáticas: história, educação, patrimônio cultural, redefinições do espaço em função das diferentes formas de ocupação e exploração, processos de regionalização, construção de identidades e memória social.