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Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Coordenador(a) : Profa. Ma. Ana Cecília Oñativia

Com a chegada de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas regulares, iniciou-se a procura por professores especializados nas diferentes áreas das deficiências. A Universidade é um espaço privilegiado para a discussão e construção de novos conhecimentos, buscando responder o seu compromisso social, propondo o presente curso a fim de que os profissionais que trabalham com pessoas com necessidades especiais, educadores, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da área e de demais segmentos profissionais possam vir a compreender e intervir, significativa e positivamente, na vida de pessoas com deficiência. Este curso traz uma proposta generalista de estudo das deficiências para o profissional que deseja realizar um aprendizado mais abrangente, em vista a sua atuação em sala de aula ou em salas de recursos multifuncionais com os diferentes tipos de necessidades educativas especiais.

O curso possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa, que estimula a construção do conhecimento, por meio de diversos recursos, como vídeos, fóruns, webconferências, chat com tutores, estudo de casos e muito mais. Os conteúdos e atividades ficam disponíveis na internet. Também há sessões interativas ao vivo pela web, com tutores e colegas de sala, o que possibilita dialogar sobre a prática pedagógica com alunos com deficiência. Os tutores são profissionais com formação e experiência dentro do âmbito da educação especial inclusiva. O curso possui uma abordagem generalista focando os estudos nas diferentes deficiências.

Objetivos:
Conhecer os fundamentos da educação especial nos diferentes âmbitos das deficiências, a fim de fundamentar ações pedagógicas com diferentes tipos de necessidades educativas especiais e desenvolver intervenções pedagógicas/adaptações curriculares, a partir do estudo do desenvolvimento humano e das especificidades dos alunos com deficiência.

Público-alvo:
Graduados em cursos superiores que já atuam, ou que pretendem atuar na rede regular de ensino, ou outras instituições, em trabalhos educativos com alunos com necessidades especiais, subsidiados por uma formação generalista na área.