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Interdisciplinaridade na Formação do Professor

Coordenador(a) : Profa. Ma. Olga Maria Lodi Rizzini

O tema interdisciplinaridade tem sido tratado sob dois grandes enfoques: epistemológico e pedagógico, ambos abarcando conceitos diversos e muitas vezes complementares. No campo da epistemologia, toma-se como categorias de análise, o conhecimento em seus aspectos de produção, de reconstrução e de socialização; a ciência e seus paradigmas; e o método como mediação entre o sujeito e a realidade. No enfoque pedagógico, se discute, fundamentalmente, questões de natureza curricular, de ensino e de aprendizagem escolar.

O curso traz como foco a interdisciplinaridade assentada na dialogicidade e na integração das ciências e do conhecimento, que expressam o rompimento com o caráter rígido das disciplinas, com o desafio em superar uma relação pedagógica baseada na transmissão do saber de uma disciplina, ou matéria.

Objetivos:   
Formar o professor para ser atuante, crítico, animador por excelência, tornando-se um profissional com visão integrada da realidade, que passa a compreender que um entendimento mais profundo de sua área de formação não é suficiente para todo o processo de ensino. O curso visa, ainda, capacitar o profissional para apropriar-se, também, das múltiplas relações conceituais que sua área de formação estabelece com as outras ciências.

Público-alvo:
O curso destina-se a profissionais graduados, nas áreas da educação, principalmente nas licenciaturas.

Metodologia
O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa, que estimula a construção do seu próprio conhecimento, por meio de diversos recursos, como vídeos, mapas mentais, fóruns, webconferências, chat com tutores, estudo de casos e muito mais.

Os conteúdos e atividades ficam disponíveis na internet. Você também terá sessões interativas ao vivo pela web, com professores, tutores e colegas de sala.

Existem encontros presenciais obrigatórios no polo que ocorrem para a realização de provas, ou se houver atividades práticas previstas, mediante uma agenda pré-estabelecida.