Você está em:

CURSOS / Pós-Graduação / Presencial / Aprimoramento - Veterinária /  Aprimoramento em Medicina Veterinária
Aprimoramento em Medicina Veterinária

Coordenador(a) : Profa. Dra. Carolina de Oliveira Ghirelli

O aprimoramento em Medicina Veterinária da Universidade Santo Amaro existe desde 2001, com o objetivo de aperfeiçoar médicos veterinários recém-formados em diversas áreas, sendo elas: clínica médica de pequenos animais, clínica cirúrgica de pequenos animais, anestesiologia veterinária, diagnóstico por imagem, patologia clínica, patologia animal, clínica médica e cirúrgica de grandes animais e clínica médica e cirúrgica de animais silvestres. 

O programa é composto por treinamento prático em serviço realizado no Hospital Veterinário da Universidade Santo Amaro (HOVET-UNISA) e aprendizado teórico pelo curso de especialização em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais, além de reuniões clínicas e setoriais mensais realizados no campus Interlagos da Unisa. Dessa forma ao finalizar o programa de aprimoramento, o aluno receberá os certificados contemplando a parte prática e teórica do programa.

Edital

Áreas de concentração Vagas Duração Inscrições
Anestesiologia 2 2 anos
Cirurgia de Pequenos Animais 3 2 anos
Clínica e Cirurgia de Grandes Animais 2 2 anos
Clínica Médica de Pequenos Animais 3 2 anos
Diagnóstico por Imagem 1 2 anos
Patologia Animal 1 2 anos
Patologia Clínica 1 2 anos
Animais Silvestres HOVET 1 2 anos



Objetivo:

Aperfeiçoamento profissional de médicos veterinários recém-formados, pelo treinamento em serviço em áreas específicas, aliado ao conhecimento teórico.

Público-alvo:

- Médicos veterinários formados no máximo há dois anos, diplomados por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC)
- Estudantes que estejam cursando o último período do curso de graduação em medicina veterinária.

Metodologia:

O aprimoramento em Medicina Veterinária tem a duração de dois anos, sendo que no primeiro ano o aluno realiza rodízio em diferentes áreas do HOVET, além de permanecer na área de escolha do aprimoramento. No segundo ano, o aluno permanece integralmente na área específica.

Além do treinamento prático realizado no HOVET-UNISA supervisionado por docentes e veterinários contratados, o aluno também participa obrigatoriamente durante o primeiro ano de aprimoramento, do curso de especialização em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais o qual irá fornecer conhecimento teórico atualizado.  Para enriquecer a  parte teórica do programa são realizadas reuniões clínicas e setoriais para discussão de casos clínicos.

Durante o  aprimoramento, o aluno deverá elaborar um trabalho de conclusão de curso (TCC) sob a orientação de um professor do curso de Medicina Veterinária, sendo este trabalho indispensável para a obtenção do certificado.