inscreva-se
Duração:
12 semestres


Período:
Integral


Coordenador:
Prof. Dr. Marcelo Augusto Fontenelle Ribeiro Junior - Currículo Lattes

Coordenadora Adjunta:
Dra. Ana Cristina Ribeiro Zöllner - Currículo Lattes

medicina@unisa.br


Local:
Campus I - Rua Professor Enéas de Siqueira Neto, 340, Jardim das Imbuias, 04829-300, São Paulo-SP.

Curso de Medicina – Modalidade Presencial

Formando profissionais renomados desde 1968, o curso de Medicina da UNISA é um dos mais tradicionais da cidade de São Paulo. Essa história é consolidada pela qualidade de ensino e corpo docente altamente qualificado, aliada à infraestrutura privilegiada e importantes convênios com hospitais e institutos.

Essa experiência resulta em muitos talentos que hoje ocupam posições de destaque nos cenários nacional e internacional. O principal motivo é o foco em grandes áreas do conhecimento, ministradas com solidez.

Uma forte característica dessa graduação é a entrada precoce no universo da prática da Medicina. Ao vivenciar, desde os primeiros semestres, situações clínicas eletivas e de emergência dentro de um hospital geral, em diversas áreas de conhecimento, o aluno passa a compreender a conexão entre os diferentes setores nesse cenário. A exposição aos estudos de campo desperta a curiosidade pela busca do conhecimento, motivando o estudante a pesquisar, aprender e correlacionar os seus aprendizados teóricos com a interpretação clínica dos dados, criando uma rotina de suma importância para a sua formação.

Aprendizado prático
A UNISA possui um hospital dentro do próprio campus: o Hospital Escola Wladimir Arruda (HEWA), onde são realizados atendimentos ambulatoriais nas grandes áreas, como Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria, além de atividades de prática em Dermatologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia e Oftalmologia. Nessa mesma unidade, são efetuados procedimentos cirúrgicos em âmbito de hospital dia, nas áreas de Cirurgia Geral, Otorrinolaringologia e Oftalmologia.

Há mais parcerias com importantes hospitais e institutos para o aprendizado de excelência:
  • Hospital Geral do Grajaú;
  • Hospital Municipal do Campo Limpo;
  • Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia;
  • Instituto de Infectologia Emílio Ribas;
  • Unidades Básicas de Saúde.
Com esses diferenciais, além de prestar assistência à comunidade, o curso propicia aos estudantes inúmeros campos de estágio, com possibilidade de vivenciar cenários de prática que oferecem rica experiência frente aos casos de maior prevalência na saúde pública brasileira, compreendendo todas as áreas da medicina.

A graduação ainda se destaca por possuir uma forte articulação teórico-prática, com desenvolvimento de atividades em um complexo de mais de 20 laboratórios multidisciplinares e específicos e laboratório para desenvolvimento de habilidades técnicas e simulações clínicas, com instalações e equipamentos de alta tecnologia.

Há mais atributos: a Medicina na UNISA desenvolve pesquisas anualmente nos serviços públicos de saúde da região, colaborando, assim, com ações de políticas públicas regionais. Além disso, o corpo docente, aliado aos alunos, têm apresentado resultados de trabalhos de pesquisa oriundos dos diversos serviços em congressos nacionais e internacionais, assim como por meio de publicações científicas.

Outra importante oportunidade de aprendizado prático é por meio do Congresso Acadêmico Médico (COACME), realizado anualmente, no qual os acadêmicos organizam e participam, em parceria com os seus orientadores, de atividades práticas, workshops e palestras.

Os alunos também contam com diversos programas de Residência Médica para se destacarem na carreira: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria, Psiquiatria, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Dermatologia, Anestesiologia, Cirurgia Pediátrica e Cirurgia Laparoscópica.

Mercado de trabalho
Para a sua atuação, o profissional deve estar registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM). O graduado em Medicina conta com um vasto campo de atuação. Entre as principais áreas, estão: Saúde Pública, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica e Cirurgia, sendo que, após a adequada preparação, poderá realizar treinamento nas subespecialidades, tanto das áreas clínicas quanto das cirúrgicas.

(*) Valor para ingressantes (calouros) de 2016 (divulgado em 7/7/2015).

voltar