Psicologia da Educação I

Apresentação
A disciplina analisa os conhecimentos produzidos em Psicologia que representam contribuições à educação, com ênfase para o processo de desenvolvimento afetivo, cognitivo e social segundo as correntes da Psicologia (Psicanálise, Comportamentalismo, Humanismo e teorias Psicogenéticas), bem como o estudo do processo de ensino e aprendizagem.

Objetivo Geral
Conhecer as teorias psicológicas, suas premissas históricas e antecedentes filosóficos, a fim de que se estabeleça relações entre as teorias estudadas, apontando diferenças e semelhanças existente entre elas. Analisar, refletir e criticar as principais contribuições educacionais dadas pelas teorias psicológicas.

Estrutura
Eixo Temático Norteador 1 - ETN 1
Presença da Psicologia na Educação

Neste primeiro ETN, conheceremos a ciência da Psicologia e analisaremos sua presença na Educação como auxílio na compreensão da tarefa de ensinar e no processo de aprendizagem. Enfocaremos aqui, em princípio, duas importantes correntes da Psicologia: o Comportamentalismo de B.F. Skinner e o Humanismo de Carl Rogers.
Unidades de Estudo - UE
1. A Psicologia e a Psicologia da Educação
2. O Comportamentalismo de Burruhs Frederick Skinner
3. Psicologia Humanista de Carl Ransom Rogers


Eixo Temático Norteador 2 - ETN 2
A Psicanálise de Freud e a Educação

Neste ETN, abordaremos a teoria da Psicanálise. Você conhecerá a biografia do criador da Psicanálise (Sigmund Freud), seus principais discípulos e as Escolas que foram criadas a partir da Psicanálise no século XX; aprenderá os conceitos básicos e a teoria de desenvolvimento psicossexual da Psicanálise; e poderá reconhecer as principais contribuições dos estudos psicanalíticos para o campo da Educação
Unidades de Estudo - UE
1. Freud: o criador da Psicanálise e o Movimento Psicanalítico
2. Os principais conceitos da Psicanálise
3. Limite e alcance das contribuições da Psicanálise para o campo educacional

voltar