Unisa

Análises Clínicas - Mestrado

Recomendado pela CAPES
Ofício/CTC/CAPES Nº 11/2002, de 18 de março de 2002
Parecer CNE/CES Nº 153/2002
Reconhecido pelo MEC
Portaria Nº 2.530, de 04 de setembro de 2002

Objetivos:
Visando qualificar profissionais da área de saúde para o exercício das atividades laboratoriais, de pesquisa e docência, o curso de Mestrado Profissionalizante em Análises Clínicas, busca aprimorar o conhecimento científico e tecnológico estabelecendo uma visão global crítica sobre as diferentes metodologias laboratoriais e suas correlações com a clínica; desenvolvendo a pesquisa, produzindo e divulgando novos conhecimentos.

A quem se destina:
Biomédicos, médicos, farmacêuticos, bioquímicos, biólogos, técnicos de laboratórios graduados e áreas afins.

Carga Horária/Créditos:
960 h/a - 64 créditos
Os créditos deverão ser concluídos considerando-se 28 para disciplinas e 36 para atividade de pesquisa e dissertação de mestrado.

Duração:
24 meses

Supervisão:
Profa. Dra. Maria Regina Andrade de Azevedo - Doutora e Mestre em Análises Clínicas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.
Currículo Lattes

Corpo Docente
Apresentação do Corpo Docente.

Linhas de Pesquisa
Confira as linhas de pesquisa.

DisciplinasCréditos
Bioética e Biossegurança
Princípios éticos. Reflexão sobre os desafios bioéticos atuais no contexto da saúde. Normas e procedimentos em pesquisa envolvendo seres humanos. Biossegurança em Laboratórios de Análises Clínicas.
2
Diagnóstico Laboratorial das Parasitoses Intestinais e Sistêmicas
Estudo morfobiológico de protozoários e helmintos de interesse em medicina humana no Brasil. Epidemiologia, patologia e diagnóstico laboratorial de protozooses e helmintoses humanas. Colheita e conservação do material biológico. Biossegurança e controle de qualidade no laboratório de Parasitologia.
3
Diagnóstico Molecular das infecções virais
Estrutura viral, metodologias imunoenzimáticas e moleculares utilizadas no diagnóstico das doenças virais, tecnologias alternativas e/ou inovadoras em laboratório de Análises Clínicas.
2
Imunodiagnóstico das Doenças Parasitárias
Estudo de técnicas laboratoriais para detecção de parasitas utilizando-se de metodologias com anticorpos (ELISA, IF). Alterações imunológicas causadas pelas parasitoses mais comuns em nosso meio.
2
Metodologia Científica
Elementos teóricos fundamentais sobre o conceito de Ciência e suas implicações no desenvolvimento do pensamento técnico-científico estabelecendo coerência para a pesquisa em Saúde; pesquisa bibliográfica da literatura médica, leitura crítica de artigos selecionados. Compreensão das diferenças entre pesquisa observacional e experimental. Organização do plano de trabalho experimental. Normas da ABNT.
2
Métodos de importância clínico laboratorial em Hemoterapia
Conceitos, técnicas e inovação em testes imunohematológicos e testes sorológicos obrigatórios na rotina do Banco de sangue. Métodos e procedimentos utilizados na prática transfusional. Gerenciamento e Controle de Qualidade em Hemoterapia. Procedimentos para obtenção e utilização de células tronco hematopoéticas.
2
Métodos de Importância Diagnóstica em Imunologia
Estudo das interações entre moléculas antigênicas e imunoglobulinas. Apresentação, discussão e interpretação de vários métodos empregados em laboratórios de análises clínicas para o diagnóstico de doenças imunológicas.
2
Recursos Laboratoriais Tradicionais e Avançados em Microbiologia
Métodos tradicionais utilizados em Microbiologia Clínica, automação em laboratório, métodos moleculares aplicados à microbiologia.
2
Seleção de Métodos Bioquímicos Empregados em Laboratório
Consolidação dos conceitos em bioquímica clínica, ampliando a perícia do analista clínico baseada em critérios para seleção de métodos bioquímicos orientados por fatores que visam a qualidade do resultado obtido, a facilidade na padronização e na execução do procedimento, a acurácia dos resultados e a disponibilidade de reagentes e equipamentos. Controle de Qualidade em Bioquímica Clínica
4
Tópicos Avançados no Diagnóstico Hematológico
Estudo laboratorial utilizando tecnologia manual e automatizada para análise e interpretação dos diferentes parâmetros hematológicos e sua correlação com a clínica. Atualização científica em hematologia e oncohematologia. Novos parâmetros hematológicos e técnicas para diagnóstico das patologias hematológicas - Citogenética, citometria de fluxo e biologia molecular aplicada à hematologia
3
Uroanálise e Líquidos Cavitários
Estudo de métodos Laboratoriais empregados em Uroanálise e na análise dos líquidos cavitários. Análise crítica e interpretação clínica dos resultados.
2
Seminários em Análises Clínicas1

Disciplinas OptativasCréditos
Administração Laboratorial: gerenciamento da qualidade
Conceitos de qualidade com vistas à implementação de sistemas de gestão de laboratório baseados nos referenciais normativos ISO 9001, ISO 17025, BPLC e acreditação de laboratórios.
2
Aplicações da Biologia Molecular em Análises Clínicas
Tecnologias e marcadores moleculares em laboratórios de análises clínicas. Estudo de técnicas aplicadas ao diagnóstico incluindo PCR, RT-PCR, PCR em tempo real, NAT, carga viral, Northen blot, wester blot, southern blot e RFLP.
3
Bioestatística
Estruturação da análise adequada dos experimentos utilizando pressuposições estatísticas enfatizando o senso crítico sobre as metodologias estatísticas comumente utilizadas na área da saúde.
4
Citologia Oncótica
Estudo e identificação das alterações celulares. Metodologia de Papanicolaou. Citopatologia no campo diagnóstico e da pesquisa. Motivar o interesse profissional para a criação de programas de prevenção e combate ao câncer e programas de controle de qualidade para serviços de citopatologia.
3
Epidemiologia e saúde
Principais conceitos, métodos e técnicas usadas em Epidemiologia. A contribuição da Epidemiologia na prevenção de doenças; na promoção de saúde da população; no desenvolvimento de políticas e de critérios de boa prática clínica e na avaliação da efetividade dos cuidados em saúde.
4
Procedimentos Laboratoriais para Detecção de Marcadores Tumorais
Recursos diagnósticos disponíveis para a detecção de marcadores tumorais sorológicos e genéticos. Analise da especificidade e sensibilidade das tecnologias atuais. Correlação clínica.
2
Procedimentos Laboratoriais para Detecção e Análise de Drogas
Discutir temas de farmacologia, farmacocinética e farmacodinâmica das drogas. Drogas como fator interferente pré analítico. Procedimentos em laboratório utilizados para detecção de drogas e sua possível interferência no resultado de alguns exames de laboratório. Anticoagulantes, antimicrobianos
2
Técnicas Avançadas e Automação no Laboratório Clínico
Aprimoramento e atualização do profissional da área de Análises Clínicas para com as novas tecnologias e marcadores ofertados. Estudo de tecnologias baseadas na quimioluminescência, química seca, HPLC, capilaridade, medicina nuclear. Automação e informatização na padronização de processos, desempenho e na qualidade dos laboratórios.
2

Número de vagas:
12 vagas

Taxa de Inscrição:
R$ 50,00 (cinquenta reais)
OBS.: A inscrição só será efetivada mediante ao pagamento da respectiva taxa.

Valor do investimento:
24 parcelas de R$ 780,00 (setecentos e oitenta reais), reajustável a partir da 13ª parcela.

Local de realização do curso:
Unisa Campus I - R. Prof. Enéas de Siqueira Neto, 340, Jardim das Imbuias, São Paulo-SP.

Dia e horário:
3ª e 5ª-feira, das 19h às 23h.

Documentos para seleção:
  • formulário da inscrição;
  • pré-projeto;
  • curriculum vitae;
  • carta de auto-apresentação;
  • documentos pessoais (Cédula de Identidade com foto, CPF)*;
  • diploma do curso de graduação ou certificado de conclusão*;
  • histórico escolar da graduação*;
  • cópia da Carteira do Conselho Regional da área*;
  • duas fotos 3x4.
(*uma cópia autenticada em cartório ou uma cópia simples, acompanhada do original)



Diversas áreas
Fale Conosco

© Copyright 2009 :: Todos os direitos reservados :: Web Design por Unisa