Psicologia Escolar – Lato Sensu

A Psicologia se constituiu historicamente como uma das ciências na qual a Educação busca uma integração para entender e intervir nas questões escolares. Essa contribuição se deu, em diversos momentos, a partir de uma transposição simplificada e reducionista sobre os fenômenos que se desenvolvem no cotidiano escolar.

A legislação brasileira, na área educacional, a rigor, apresentou um grande avanço com a promulgação da Constituição de 1988. O capítulo de educação nela inserido deu os rumos da legislação posterior, seja no âmbito dos estados, dos municípios e do Distrito Federal. A partir daí, surgiram novas leis para regulamentar os artigos constitucionais e estabelecer diretrizes para educação no Brasil.

O presente curso pauta-se no interesse crescente do estudo de temáticas relativas à conexão Psicologia e Educação, visando a ampliação do conhecimento das estratégias nos cotidianos da escola e da instituição como um todo, nas estratégias de liderança e técnicas de dinâmica de grupo em sala de aula e nos educadores, fundamentando-se nos conhecimentos científicos da Psicologia.

Além disso, são apresentadas algumas contribuições da Psicologia para o entendimento da escola, suas práticas e processos escolares. Para tanto, a bibliografia se baseia no trabalho de alguns autores que têm contribuído para a construção de referenciais teóricos que levam em consideração a natureza complexa e multideterminada das relações interpessoais e dos fenômenos psicossociais que se desenvolvem no dia-a-dia das escolas.

Objetivos
  • Fundamentar e ampliar a atuação dos psicólogos, pedagogos e profissionais afins na área da Psicologia Escolar para o entendimento dos fatores psicológicos envolvidos nos processos de educação, ensino-aprendizagem, dificuldades de aprendizagem e de relações interpessoais na escola, objetivando auxiliá-los na compreensão e condução das estratégias de prevenção, promoção, tratamento e tomadas de decisão junto ao aluno, professor, família e demais integrantes da escola enquanto instituição.
  • Proporcionar um conhecimento teórico e prático da concepção de Psicologia Escolar e as diferentes influências no desenvolvimento das questões consequentes à relação aluno, escola e família.
  • Promover as habilidades e o raciocínio científico da Psicologia Escolar dentro da escola enquanto um espaço de conhecimento multidisciplinar, interdisciplinar e institucional, assim como o desenvolvimento de atividades de pesquisa.

Perfil do egresso
O profissional deverá ser capaz de observar, analisar os dados, formular hipóteses, definir problemas, equacionar soluções, intervir por meio de ações específicas que norteiam as ações dos profissionais de Educação e atuar de forma preventiva no ambiente escolar tendo por base a atitude investigativa e científica.

Núcleo de Disciplinas
  • Fundamentos Psicológicos da Aprendizagem
  • Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano
  • Psicologia Escolar no Processo de Gestão
  • Dinâmica de Grupo e Relações Humanas
  • Liderança em Sala de Aula
  • Dinâmica de Grupo Aplicada à Educação
  • Psicologia no Cotidiano Escolar
  • Estratégias no Cotidiano Escolar
  • Estratégias de Intervenção em Educação
  • Psicologia Escolar e Educação
  • Metodologia Científica
  • Didática do Ensino Superior
  • Núcleo de Pesquisa e/ou Estágios
  • Projeto de Pesquisa
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Público alvo
  • Psicólogos, pedagogos e profissionais de formação afim.


Carga horária
400 horas

Coordenação:
Profa. Vania Vieira Costa

Canal de Relacionamento:
pospsicologiaescolaread@unisa.br

Duração
12 meses para conclusão de disciplinas e mais 6 meses para conclusão de disciplinas práticas e TCC

Investimento
18 parcelas de R$ 210,00 (duzentos e dez reais)
*Após 12ª parcela poderá incidir reajuste.

Taxa de inscrição
R$ 30,00 (trinta reais)

Informações importantes
  • A apostila e as videoaulas ficarão disponíveis no ambiente do aluno, respeitando o calendário de início da disciplina do mês.
  • Os bate-papos e fóruns serão agendados com o professor tutor.
  • As disciplins são virtuais, com avaliação virtual.
  • O aluno deve concluir todas as disciplinas do núcleo de disciplinas para realizar o núcleo de pesquisa e/ou estágio.
  • Para conclusão do curso o aluno deve realizar uma prova presencial integrada e apresentar sua pesquisa do trabalho de conclusão (monografia) para uma banca presencial, em data e local agendados com a supervisão do curso.

Procedimentos para matrícula
Na data determinada para matrícula, divulgada na ocasião da inscrição, o candidato deve acessar a opção "matrícula web Pós EaD". Ao inserir seu CPF (somente os números) terá orientações para efetivação de sua matrícula.

Manual do Candidato - Pós EaD

Documentos para matrícula
  • Xerox do RG e CPF;
  • Diploma de graduação ou certificado de conclusão com data de colação de grau*;
  • Histórico Escolar;
  • Currículo profissional (Lattes ou Vitae);
  • 1 foto 3x4.
*Até o final do curso, o aluno deverá apresentar o diploma de graduação
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