Unisa Digital – Educação a Distância – Perguntas Frequentes

Neste espaço você consulta informações sobre a oferta e o funcionamento dos cursos a distância da Unisa.

Pós-graduação a distância
Graduação a distância (em breve)

Pós-graduação a distância

1. Como realizo minha inscrição para os cursos de pós-graduação a distância da Unisa?
O candidato ao curso de pós-graduação deverá inscrever-se no curso por meio do Portal da Unisa no link http://www.unisa.br/unisadigital/pseletivo.html. Ao terminar o processo, será gerado um boleto bancário. A efetivação da inscrição se dará após o pagamento do referido boleto.

2. Como solicito o reembolso da minha inscrição, visto que o meu curso não formou turma?
Os candidatos que optaram por cursos que não formaram turma devem contatar a Coordenação do polo e escolher uma das seguintes opções:
  1. migrar para outros cursos em andamento, conforme seu interesse;
  2. aproveitar sua inscrição para um processo seletivo futuro; ou
  3. requerer na secretaria do polo o reembolso de sua inscrição.

Quando o aluno solicitar reembolso deverá informar à secretaria do polo os dados de sua inscrição e conta bancária para depósito do valor devido.

Após encaminhamento das informações à Central de Relacionamento da Unisa Digital, o Departamento Financeiro da Unisa efetuará o respectivo reembolso, no prazo máximo de 10 dias, contados a partir do recebimento das informações devidamente encaminhadas pela secretaria do polo.

3. Como funciona o Processo Seletivo?
O candidato será avaliado de acordo com sua formação acadêmica e experiência profissional. A seleção observará o número mínimo e máximo de vagas oferecidas. A avaliação é realizada pelo coordenador de curso, conforme dados informados no processo de inscrição do candidato, no Portal da Unisa.

4. Como realizo minha matrícula?
O candidato aprovado será convocado pela Coordenação do polo e deverá apresentar documentação requerida no momento da matrícula. O pagamento da primeira mensalidade efetiva a matrícula. Os documentos necessários para realização da matrícula são:
  • Xerox do RG e CPF
  • Diploma de graduação ou certificado de conclusão*
  • Histórico Escolar
  • Currículo
  • 1 foto 3x4

*Até o final do curso, o aluno deverá apresentar o diploma de graduação.

5. Como funcionam os cursos de pós-graduação lato sensu (especialização ou MBA) a distância na Unisa?
Os cursos de pós-graduação a distância da Unisa são ofertados em três Núcleos:
  1. Núcleo de disciplinas gerais: composto por disciplinas mensais, rotativas, cujo ingresso ocorre mensalmente. O aluno deverá concluir as disciplinas do Núcleo de disciplinas gerais para ingressar no Núcleo de disciplinas específicas;
  2. Núcleo de disciplinas específicas: composto por disciplinas mensais, rotativas, cujo ingresso ocorre mensalmente. O aluno deverá concluir as disciplinas do Núcleo de disciplinas específicas para ingresso no Núcleo de Pesquisa;
  3. Núcleo de Pesquisa: oferece, além das disciplinas específicas, orientação para realização da monografia, conforme projeto do curso. Para aprovação final no curso, o aluno deverá estar aprovado em todas as disciplinas e na monografia;

6. Posso aproveitar disciplinas já cursadas em outros cursos de especialização?
Sim, as Normas da pós-graduação da Unisa permitem o aproveitamento de estudos, de disciplinas realizadas em cursos de pós-graduação do mesmo nível. O aproveitamento não pode ultrapassar 30% da carga horária do curso pretendido e deve ser requerido, no polo, por meio de processo acadêmico para análise e parecer do coordenador do curso. No caso de cursos realizados na Unisa as disciplinas podem ser aproveitadas, sob análise da coordenação do curso, requerida no polo, por meio de processo acadêmico.

7. A matriz curricular do meu curso estará disponível no portal?
Sim, a Unisa disponibiliza, na página do curso de pós-graduação, a matriz curricular do curso, ou seja, as disciplinas que o aluno deverá cursar.

8. Os horários de aulas são disponibilizados antes do início das aulas?
Sim, a Unisa disponibiliza, na página do curso de pós-graduação, as datas e horários das aulas presenciais de cada disciplina do curso, a cada período letivo, antes do inicio das aulas.

9. Qual a periodicidade dos encontros presenciais?
As aulas presenciais, via satélite, serão ministradas mensalmente e haverá calendário acadêmico para realização das provas presenciais para cada curso, disponibilizados na página do curso, no Portal da Unisa.

10. Qual o procedimento para transferências de cursos na pós-graduação?
As Normas da pós-graduação da Unisa esclarecem que não há transferência externa de cursos de pós-graduação. A transferência interna, ou seja, entre cursos ofertados pela Unisa, devem ser requerida no polo, por meio de processo acadêmico, para análise e parecer do coordenador do curso.

11. Qual a forma de acesso do aluno ao coordenador e supervisor do curso?
Os alunos terão acesso ao coordenador assim como ao supervisor do curso de pós-graduação, por meio do portal, na ferramenta do correio ou pela ferramenta Skype, em horários previamente agendados pelo supervisor do curso.

12. Como funciona a avaliação no curso de pós-graduação?
É obrigatória a realização de verificação de aproveitamento, sob a forma de prova presencial – por núcleo e atividades – por disciplina, conforme datas estabelecidas no calendário acadêmico dos cursos.

13. Como sou aprovado a cada núcleo de disciplinas do curso?
A prova presencial vale 6 (seis) pontos e contempla o conteúdo de todas as disciplinas do núcleo, ou seja, é uma prova integrada por núcleo. A nota da prova é atribuída a todas as disciplinas que compõem núcleo. Os demais 4 (quatro) pontos são atribuídos às atividades on-line em cada disciplina. Será aprovado o aluno que obtiver a nota igual ou superior a 5 (cinco) pontos e tiver atendido à frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) em cada disciplina.

14. Ao final do curso devo apresentar Trabalho de Conclusão do Curso?
Nos cursos de pós-graduação no nível lato sensu (especialização) deve ser apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) uma monografia, orientada pelo supervisor do curso. Após a conclusão das disciplinas, o aluno terá 90 (noventa) dias para entrega e apresentação da monografia. A monografia deve ser avaliada por uma banca examinadora, presencialmente, com no máximo 15 minutos de duração, por meio da ferramenta Skype, com horário previamente agendado pelo supervisor do curso. A nota mínima para aprovação no trabalho de conclusão de curso é 5 (cinco) pontos.

15. A UNISA está credenciada para oferta de cursos de pós-graduação?
Sim, a Unisa está credenciada para oferta de cursos de pós-graduação, presenciais e a distância. É importante frisar que o MEC não supervisiona ou regula os cursos de lato sensu (especialização) das instituições que estão credenciadas para ofertá-los, como é o caso da Unisa.

16. Como devo solicitar meu certificado de conclusão do curso?
Após aprovação nas disciplinas do curso, assim como, na monografia, o aluno deverá requerer seu certificado, no polo, por meio de processo acadêmico. A Unisa fornecerá o certificado em até 90 (noventa) dias.

17. Sou aluno da graduação, estou no último ano, é possível ingressar no curso de pós-graduação antes da conclusão da graduação?
O ingresso na pós-graduação é somente para alunos graduados, ou seja, que já concluíram o curso de graduação, com respectiva colação de grau e documentação que ateste o título de graduado.

18. Tenho o navegador Internet Explorer instalado em meu computador. Consegui acessar o Portal Unisa – ambiente do aluno, mas ao clicar em qualquer ícone dentro da disciplina, como por exemplo, "Fórum", "Mural", "Atividades", "Material de Apoio" etc, a nova janela não abre. O que pode ser?

Provavelmente a configuração de seu navegador deve estar bloqueando o site da Unisa. Há duas configurações a serem feitas.
  • 1ª opção: é preciso ir no menu "Ferramentas"/"Opções de Internet"/"Opção Segurança". Clicar no ícone de sites confiáveis e em seguida clicar no botão "Sites". Inserir o endereço www.unisa.br na caixa "adicionar este site a zona:" e clicar em adicionar.
  • 2ª opção: clicar no menu "Ferramentas" e localizar o submenu com a informação de "Bloqueador de popups". Escolher a opção "Desativar bloqueador de popups".

Se o seu navegador é o Firefox, efetuar a seguinte configuração:
  • Clique no menu Ferramentas e localize o submenu "Opções";
  • Localize a aba "Conteúdo";
  • Ao lado da caixa "Bloquear janelas popups", clique no botão "Exceções" e insira o site www.unisa.br. Em seguida, clique no botão "Permitir" e "OK".


voltar