Contagem regressiva para o Enem: dicas para preparações de última hora

Se prepare para o Enem com as dicas que separamos para você

Se tem algo que todo candidato procura são dicas para o Enem. Principalmente porque estamos em contagem regressiva para o Exame Educacional mais importante do Brasil e todo mundo deseja se preparar, não é mesmo?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998 com a intenção de avaliar o ensino escolar e, em 2009, a prova tornou-se a porta de entrada para milhões de candidatos que esperam uma oportunidade de ingressar no Ensino Superior.

Dessa forma, se você está correndo contra o tempo, no artigo de hoje vai encontrar as melhores dicas para preparações de última hora para o Enem. Boa leitura!

7 incríveis dicas para o Enem

Estamos chegando perto do dia mais importante para vários estudantes brasileiros, o momento de encarar o maior exame estudantil do país. Sabemos que você pode estar inseguro, mas lembre-se que não tem como rever tudo até o dia da prova, ok?

Partindo desse princípio, se quiser reforçar o que já aprendeu até aqui, existem algumas coisas que são possíveis de fazer até o momento do Exame.

Por isso, confira abaixo as dicas para o Enem que separamos para você:

1. Faça um cronograma de estudos

Ter uma rotina de estudos é o primeiro passo para conseguir bons resultados no Enem, uma vez que são muitos assuntos para estudar e é necessária muita organização. Dessa forma, é fundamental ter um cronograma para auxiliar.

Por meio dele, você pode organizar toda a sua rotina de estudos, inserindo o que requer mais atenção e quais são os horários disponíveis para cada matéria. Isso pode ser feito tanto em uma folha A4 quanto por meio de planilhas em aplicativos.

A nossa sugestão para montar seu cronograma é a seguinte:

• Primeiro, escolha se vai fazer em um aplicativo ou a mão mesmo;
  • Separe as lacunas para cada dia da semana, inclusive sábado e domingo;
  • Estipule os horários de estudo, por exemplo, das 7h às 22h;
  • Organize todas as suas tarefas da semana, mesmo as que não estão relacionados com estudo;
  • Por fim, nos espaços em aberto, insira os assuntos que precisam ser estudados.

2. Estudar matérias que você tem mais dificuldade

No edital da prova estão dispostas todas as matérias que irão cair no Enem. Isso facilita na hora de identificar os possíveis conteúdos a serem estudados de acordo com sua afinidade.

Ao definir o grau de dificuldade das matérias, é possível focar naqueles assuntos que ainda não está se sentindo tão seguro. Para isso, uma ótima sugestão é revisar e praticar na medida que o Enem se aproxima.

Dessa forma, você dá atenção devida aos assuntos que julga serem mais difíceis ao invés de fugir deles. Ah! Não esqueça de focar nas questões fáceis, elas também são importantes para a pontuação da prova!

3. Faça simulados controlando o tempo

Treinar bastante para o Enem é um dos grandes segredos para ter um ótimo desempenho na prova. Como o aluno tem cerca de 5h30 no primeiro dia e 5h no segundo para realizar o Exame, é importante estar bem preparado.

Em média, cada pessoa tem cerca de 3 minutos para cada questão e 1h para desenvolver a redação. Para isso, os professores recomendam que o estudante faça simulados enquanto cronometra o tempo. Essa é uma das ótimas dicas para o Enem.

4. Treine redação

Além dos simulados, é importante treinar a redação também. E sabe qual é a melhor forma de praticar? Escrevendo muito. O Enem exige um modelo específico de redação e, para isso, você deve desenvolver as cinco competências que a prova exige. Confira quais são elas:

1. Domínio da língua Portuguesa;
  2. Compreensão da proposta;
  3. Organização e defesa;
  4. Conhecimentos linguísticos e argumentação;
  5. Proposta de intervenção.

Lembre-se que as propostas de intervenção do Enem devem respeitar os direitos humanos. Ou seja, você deve desenvolver seu ponto de vista e apontar uma intervenção que não infrinja a dignidade de nenhum ser humano.

Confira também nosso artigo 10 erros para não cometer na redação do Enem que ele vai ajudar você a mandar bem na redação!

Se você está se preparando de última hora, não tem como aprender tudo de uma vez. A ideia aqui é praticar bastante para melhorar sua técnica de escrita. Vá com calma!

5. Conheça como funciona a prova

Nada melhor do que ter conhecimento a respeito daquilo que você fará, não é mesmo? Para isso, é essencial conhecer a prova e o que será cobrado.

Por isso, se você chegou até aqui e ainda não tem muita certeza de como funciona o Enem, a melhor opção é ler o edital! Entenda quais as competências, o que mais eles cobram e os erros que você não pode cometer.

6. Conheça os cursos de interesse no Enem

Todo candidato que se prepara para o Enem tem chances de se destacar e garantir uma vaga. Por isso, é importante já ter conhecimento a respeito dos possíveis cursos de interesse e as faculdades onde você pode estudar, independente da sua nota.

Para isso, comece a pesquisar as possibilidades. Existem instituições particulares que possibilitam a entrada por bolsa do Prouni, ingresso direto ou até mesmo com financiamento por meio do FIES. É o caso da Unisa, que tem mais de 50 cursos de Graduação!

7. Tente relaxar

Descansar talvez seja uma das melhores dicas para o Enem. Ninguém consegue enfrentar uma grande prova como ela estando cansado. Concorda? Portanto, não deixe de lado o cuidado com a sua saúde do seu corpo e mente.

Tente não sobrecarregar seu cérebro nos últimos dias antes da prova. Aproveite para descansar, assistir séries e filmes, sair para se divertir um pouco (com moderação) e se distrair.

Tudo isso pode ajudar antes da prova, viu? Acima de tudo, mantenha a calma e dará tudo certo. Confie no seu desenvolvimento!

Gostou do nosso conteúdo? Fique de olho aqui no blog da Unisa e se prepare para encarar o mercado de trabalho com muito mais informação!