ESG: tudo o que você precisa saber para chegar preparado nessa discussão

Descubra tudo que precisa saber sobre o que é ESG e como se especializar

Você já ouviu falar, mas ainda não sabe o que é ESG? Esse termo é formado por um conjunto de práticas voltadas para questões ambientais, sociais e de governança corporativa.

Essa é uma agenda que vem se mostrando cada vez mais importante no mundo empresarial e, se você deseja se preparar, precisa estar por dentro de tudo.

Neste artigo você encontra tudo que precisa saber sobre o significado, conceito, importância, os três pilares e muito mais. Boa leitura!

O que é ESG?

Para entender o que é ESG, devemos saber que essa sigla em inglês significa environmental, social and governance. Em tradução para português, os três termos representam respectivamente: ambiental, social e governança.

O termo surgiu pela primeira vez no “Who Cares Wins” (Ganha Quem Se Importa), acordo firmado entre o Pacto Global da ONU e mais de 9 instituições financeiras em 2004, cujo principal objetivo era incentivar investidores a fazer aplicações de forma sustentável.

Esse documento derivou de uma provocação de Kofi Annan, antigo secretário-geral da ONU, a 50 CEOs de instituições financeiras mundiais. O intuito era integrar pautas sociais, ambientais e de governança no mercado financeiro.

O relatório já apontava, naquele período, a importância de contar com esses três elementos para beneficiar a sociedade e agregar ainda mais valor para os negócios. 

Conceito

O conceito de ESG é representado por sustentabilidade ambiental, social e governança empresarial. Visa combater o desgaste dos recursos naturais e criar práticas corporativas voltadas para uma gestão empresarial mais responsável e íntegra.

Além disso, é importante saber que a agenda ambiental, social e de governança é uma estratégia que precisa ser bem organizada, planejada e implementada nas ações corporativas.

Importância do ESG na atualidade

A importância de ter responsabilidade com a agenda de ESG ficou ainda mais evidente com a pandemia de covid-19, pois as pessoas desenvolveram uma maior noção a respeito de consumo consciente e sustentável.

Passou o tempo em que as empresas focavam apenas em crescimento e lucros. Atualmente, a sociedade cobra das empresas um maior posicionamento e engajamento com causas sociais e ambientais.

Por esse motivo, a agenda tornou-se tão importante mundialmente. Ela provoca e intenciona as organizações a se alinharem ainda mais no combate aos impactos socioambientais. 

Pode até parecer irrisório, mas analisando em escala mundial, o impacto que a agenda ESG apresenta é muito grande. Não somente na economia das corporações, como também nos investimentos e nas práticas de gestão empresarial.

Evolução do ESG no Brasil

A agenda ESG foi ganhando ainda mais força no decorrer dos anos, principalmente depois da chegada da Agenda 2030, ação da ONU e Acordo de Paris em 2015, cujo objetivo é voltado para ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

A pauta já estava em discussão desde 2005 no mundo, entretanto, o Brasil ainda estava por fora dos debates. Em 2019, começou-se a abrir um maior diálogo a respeito da questão ambiental, social e governança.

O termo ESG no Brasil eclodiu mesmo em 2020, após maiores discussões realizadas por meio das redes sociais. Inclusive, uma recente pesquisa realizada pelo Pacto Global com membros da Rede Brasil, indica que 72% dos entrevistados já conheciam o termo desde 2020.

Os três pilares que regem o ESG

Agora que você já entendeu o que é ESG, elencamos os três pilares que fundamentam a agenda. Confira abaixo o que cada uma dessas letras representa e os seus principais conceitos:

E – Environmental (ambiental)

O primeiro item é voltado para as questões ambientais e estabelecimento de práticas sustentáveis. Os principais exemplos disso, são:

  • Utilização de fontes renováveis de energia;
  • Diminuição de agentes poluentes;
  • Boas práticas de descarte de lixo;
  • Gestão de resíduos, entre outros.

Além disso, nesse critério também está presente a avaliação de riscos e danos ambientais que uma empresa pode oferecer ou enfrentar.

S – Social (social)

O pilar social é responsável pela agenda de inclusão, diversidade e políticas sociais dentro da corporação. Alguns exemplos de práticas, são:

  • Políticas de diversidade e inclusão;
  • Programas de desenvolvimento dos colaboradores;
  • Envolvimento da empresa com projetos e causas sociais;
  • Investimento na segurança e bem-estar dos colaboradores;
  • Desenvolvimento de um relacionamento com os clientes, entre outros.

Além desses itens, também estão presentes a atuação da empresa com a comunidade na qual está inserida, além da doação de seus lucros e trabalhos voluntários.

G – Governance (governança)

Já a governança é o pilar responsável pela gestão administrativa transparente de uma empresa, bem como seu relacionamento com colaboradores, stakeholders e clientes. Nesse item estão inserido os seguintes aspectos:

  • Inserção de políticas administrativas para controlar os processos;
  • Prestação de contas, transparência e responsabilidade empresarial;
  • Valores corporativos e ética administrativa;
  • Gestão de risco e ações voltadas para anticorrupção.

Por fim, esse pilar também visa orientar pautas de diversidade e equidade na empresa, bem como possíveis confrontos de interesses entre os membros.

ESG: conheça o setor

Como você pode perceber, ESG é um conjunto de ações que estão cada vez mais em evidência e demonstram grande importância para o mercado. 

Independente do setor do negócio, é necessário contar com profissionais especializados na agenda ESG e esse pode ser o seu diferencial no mercado de trabalho. Principalmente, com a crescente necessidade de profissionais nessa área.

Essa é a profissão do futuro e abre portas para uma carreira profissional sem fronteiras, ou seja, internacional. Incrível, não é mesmo?

Por essa razão, aqui na Unisa, você encontra os melhores cursos para se preparar ou se especializar ainda mais para o mercado de trabalho. Auxiliamos você a alcançar o sucesso que precisa na sua área profissional!

Gostou do nosso artigo? Aproveita para acompanhar nossos conteúdos sobre educação e mercado de trabalho aqui no blog da Unisa e fique por dentro de tudo que está acontecendo!