Projeto Mãos Dadas: espalhe amor e esperança para quem precisa

Desde sua criação, há 55 anos, a Universidade Santo Amaro – Unisa apoia e evidencia as boas práticas e ações sociais que auxiliam no progresso do país. Com o intuito de divulgar o excelente trabalho realizado pelas instituições parceiras para promover o avanço da comunidade universitária e da sociedade, nasceu o Projeto Mãos Dadas.

Reunimos centros, associações e institutos cujo trabalho oferece um futuro digno a crianças, adolescentes, adultos e idosos. São atividades, atendimentos e projetos que necessitam de contribuição para continuar transformando vidas.

Conheça as instituições parceiras e veja como ajudar:

 

 Associação para Desenvolvimento Integral do Down

Fundada em 1989, a ADID  é uma associação sem fim criativas foi criada por um grupo de pais de pessoas com Síndrome de Down com a missão de desenvolver  projetos para promover e incluir socialmente pessoas com deficiência intelectual (em especial, a Síndrome de Down) por meio de:

  • Apoio educacional e preparação para o mercado de trabalho;
  • Programa socioassistencial;
  • Programa Envelhecimento, que visa atenção integraç à vida adulta e envelhecimento de pessoas com Síndrome de Down com foco na prevenção do declínio cognitivo;
  • Cursos extracurriculares, como teatro, dança, bateria, musicalização, malabares, taekwondo, capoeira, informática e arteterapia.

Endereço: Rua Guararapes, 864 – Brooklin, São Paulo. CEP: 04561-001

Bairros atendidos: Butantã, Campo Limpo, Capela do Socorro, Cidade Ademar, Cidade Tiradentes, Freguesia do Ó, Jabaquara, Lapa, M’Boi Mirim, Parelheiros, Pinheiros, Santana, Santo Amaro, Vila Mariana e Vila Prudente.

COMO AJUDAR: 

Clique aqui para acessar o site da ADID

Clique aqui para acesso ao WhatsApp da associação

Clique aqui para fazer doações

 

➡ Amigos do Bem

Desde 1993, o Amigos do Bem é um dos maiores projetos sociais do país que atende regularmente mais de 75 mil pessoas no sertão de Alagoas, de Pernambuco e do Ceará. O projeto promove a transformação de milhares de vidas por meio de projetos contínuos de educação, geração de renda e acesso a água, moradia e saúde.

A parceria educacional entre a Unisa e o Amigos do Bem começou em 2017.

COMO AJUDAR:

Clique aqui para acessar ao site e saber mais.

 Centro para Criança e Adolescente Jardim Sabiá

Situada no Distrito do Grajaú, região Sul de São Paulo, o Centro para Criança e Adolescente Jardim Sabiá desenvolve o emocional, social e saúde física das crianças e adolescentes por meio de atividades esportivas, literatura, culinária, pintura, música, dança e arte.

Endereço: Rua Falcão Peregrino, 611, Jardim Sabiá – São Paulo, CEP: 04857-350

COMO AJUDAR:

Clique aqui para acessar ao site e saber mais.

 

 Centro para Criança e Adolescente Projeto Sol

O Projeto Sol foi criado em 1982, no bairro Cidade Dutra com o objetivo de desenvolver um trabalho socioeducativo com crianças/adolescentes por meio de atividades como teatro, artes plásticas e dança para propiciar a participação cultural e cidadã visando a valorização do ambiente e da comunidade, com os valores de paz, respeito, amizade, solidariedade e responsabilidade.

Público atendido: criança e adolescentes de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade e risco social moradores das comunidades carentes da Zona Sul.

Bairros atendidos: Comunidades carentes da Zona Sul e Capela do Socorro.

Endereço: Rua Marli de Oliveira Cobra, 217 – São Paulo – SP, CEP: 04809-020

COMO AJUDAR:

Depósito em conta:

Projeto Sol – CNPJ: 02.467.531/0001-14

Banco Itaú Agência 0196 / CC 71027-1

Doação direta via telefone:  5668-9494 | WhatsApp: 11 9963-7943

Contato via e-mail: centroculturalprojetosol@gmail.com

 

 Centro para Criança e Adolescente Reconciliação

Fundado em 1986, o centro atende 360 crianças e adolescentes e desenvolve ações socioeducativas pautadas no desenvolvimento de projetos pedagógicos fundamentados nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, a fazer, a ser e a conviver, que se concretizam com educação integral por meio do entrelaçamento da proteção social às características das práticas educacionais e culturais. Clique aqui para saber mais.

Endereço: Rua Hilário Ascabusi, 25 – Jardim Alpino, São Paulo. CEP: 04836-220

COMO AJUDAR:

Dados para doações:

Chave Pix: reconci@terra.com.br

Dados bancários: 

Banco Bradesco

Agência: 2458-9

Conta Corrente: 915-6

 

 Centro para Criança e Adolescente Santa Rita de Cássia

Situado em São Paulo, o centro atende mais de 200 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade promovendo serviços permanentes nas áreas de assistência social, recreativa, esportiva e cultural, além de atividades de promoção humana em programas próprios ou suplementando a ação pública de atendimento a grupos sociais excluídos economicamente e socialmente. Clique aqui para saber mais.

Endereço: Avenida Berna, 192 – Veleiros, São Paulo. CEP: 04774-020

COMO AJUDAR:

Entrar em contato direto na OSC e contatar Sra. Neuza Artea (Gerente do Serviço), Sra. Talita Garcia (Assistente Técnica) e Sra. Celia Rigueira (Adm).

 

 Centro para Educação Infantil Força e Ação

Fundado em 1975, o centro prima pelo desenvolvimento integral das mais de 300 crianças atendidas, compreendendo que o currículo se constrói no fazer cotidiano e por meio da oferta de experiências e vivências diversificadas com as Múltiplas Linguagens (música, desenho, teatro, etc.) considerando os saberes de suas famílias e da nossa comunidade, reconhecendo e valorizando as matrizes africanas, indígenas e europeias igualmente por constituírem a formação do povo brasileiro.

Endereço: Rua Professor Hermógenes de Freitas Leitão Filho, 10 – Jardim Herplin, São Paulo. CEP: 04865-000

COMO AJUDAR:

Dados para doação:
Telefone: (11) 5922-3656
E-mail.: cei.forcaeacao@gmail.com

 

 Centro para Juventude Mãe Sofia

Situado na região sul de São Paulo, o centro atende 90 jovens e realiza atividades de convivência social e do mundo do trabalho. Clique aqui para saber mais.

Endereço: Rua Luciano Felicio Biondo, 253 – Nossa Senhora Aparecida. CEP: 04777-140

COMO AJUDAR:

E-mail: cjmaesofia@hotmail.com

 

 

 Comunidade Católica Shalom

A comunidade atende mais de 200 pessoas e realiza diversas atividades de caráter evangelizador, como missas; retiros; grupos de oração; escola de artes; prevenção ao uso de drogas; visitas a hospitais, asilos e grupos para pessoas atingidas pelo flagelo das drogas; encaminhamentos psicológicos, dentre outros. Clique aqui para saber mais.

COMO AJUDAR

Clique aqui e entre em contato via WhatsApp.

 

 Instituto Primeiro Serviço

O Instituto busca melhorar vidas e promover diversos conhecimentos ligados ao tênis para jovens em situação de vulnerabilidade social, também prepara alunos para o mercado de trabalho e faculdade e oferece aulas de matemática, educação financeira, português e comunicação. Clique aqui para saber mais.

Endereços:

Rua Francisco Dias Velho, 1033 – Brooklyn, São Paulo

Alameda África, 619 – Santana do Parnaíba, São Paulo

COMO AJUDAR:

Entre em contato via WhatsApp: (11) 95900-0010

 

 

 Lar de Idosos Recanto São Francisco

O Lar do Idoso Recanto São Francisco, foi fundado em 2001 pela fraternidade dos irmãos Franciscanos do Getsêmani com a finalidade de auxiliar idosos carentes da comunidade. Contudo, frente à demanda do crescimento do quadro de envelhecimento, os freis decidiram ofertar o serviço de acolhimento institucional que atualmente funciona em regime residencial e atende idosos de ambos os sexos na faixa etária a partir de 60 anos, com diferentes necessidades e grau I e II de dependências e que não dispõem de condições para permanecer com suas famílias, que passaram por situações de rua, violência, negligência ou abandono.

As ações da instituição são desenvolvidas em rede intersetorial: assistência social, prevenção e cuidado a saúde, nutrição, programas sociais, culturais, entre outros. Clique aqui para saber mais.

MAIS INFORMAÇÕES

Endereço: Av. Paulo Guilguer Reimberg, 3445 – Jd. Sabiá, São Paulo

Bairros atendidos: Jardim Sabiá

Atividades realizadas: baile de carnaval, bingo, exercícios corporais, passeios ao shopping center, praças, centro, parques e outros. Aniversariante do mês, comemorações em datas simbólicas, festas, tardes culturais, cinema, leituras.

COMO AJUDAR:

Visitas, doações e outros.

PIX: CNPJ 66.864.638/0001-89

Contato: irmaosfrancicanos@gmail.com

 

 Serviço de Acolhimento Institucional da Criança e do Adolescente São José

Atuando há mais de 25 anos nas regiões do M’Boi Mirim, Jardim São Luiz e Campo Limpo em São Paulo, atende 120 crianças e adolescente e realiza oficinas de ética e cidadania; empregabilidade; atividades lúdicas; alfabetização e letramento; trabalho de fortalecimento de vínculos; reintegração familiar; apadrinhamento afetivo; colocação em família substituta e distribuição de cestas básicas. Clique aqui para saber mais.

Endereço: Rua Jacobus Baldi, 370 – Jardim Iracema, São Paul

 

 Associação Esportiva Talentos do Capão

Fundada em 2010 no bairro paulistano Capão Redondo, a associação atende 150 crianças e adolescentes com o objetivo de tirar crianças das ruas por meio do esporte e descoberta de talentos ao proporcionar treinos de natação, balé, triathlon, entre outros. Clique aqui para saber mais.

Endereço: Rua José Freire de Carvalho, 11 – Jardim Clarice, São Paulo

COMO AJUDAR:

Email: contato@talentosdocapao.org.br

WhatsApp: (11) 933412986 | (11) 58734203

 

Vivenda da Criança

Desde 1989, a associação tem a missão de promover a integração e a educação social para a população vulnerável de Parelheiros, extremo sul de São Paulo, por meio de programas, projetos e ações que preparam e despertam o potencial de crianças, adolescentes, jovens e adultos para a vida e o mercado de trabalho. Clique aqui para saber mais.

Público atendido:

  • 225 crianças e adolescentes com idades entre 7 a 14 anos no contra turno escolar por meio do CCA (Centro da Criança e do Adolescente);
  • 1000 famílias cadastradas recebem atendimento dentro do SASF (Serviço da Assistência Social às Famílias);
  • 160 jovens e adultos de 15 a 59 anos participam do CEDESP (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo), no direcionamento de cursos profissionalizantes.

Atividades realizadas:

  • CCA: Atividades socioeducativas, lúdicas, atividades esportivas, atividades de convívio entre outras;
  • SASF: oferece aos participantes deste projeto a oportunidade e o acesso a proteção social básica, convivência e integração social;
  • CEDESP: oferta de cursos profissionalizantes, convívio e mundo do trabalho.

Endereço: Rua Henrique Hessel, 300 – Parelheiros, São Paulo

COMO AJUDAR:

Por meio de doações via nota fiscal paulista; Imposto de renda, Depósito ou transferência

Favorecida: Associação Beneficente Vivenda da Criança, CNPJ 61.577.110/0001-05  (o CNPJ também é chave PIX)

Banco do Brasil: Agência 1744-2 – C.C. 32.068-4

Itaú: Agência 0736 – C.C 25.112-5

SICOOB: Agência 4406 – C.C. 721-8

Mais informações: clique aqui.

 

 Instituto Velho Amigo

Há mais de 20 anos o instituto atua pela longevidade saudável, assegurando direitos essenciais dos idosos, como autonomia, inclusão, convivência, saúde e bem-estar. Ele impacta mais de 1650 pessoas em situação de vulnerabilidade social. Clique aqui para saber mais.

COMO AJUDAR: 

Doações: clique aqui para doar

Seja um voluntário: Clique aqui

Contato: voluntariado@velhoamigo.org.br

Sociedade Benefiente Equilíbrio de Interlargos

Em 1984, os irmãos da Loja Maçônica, Fé, Equilíbrio e Luz, motivados para praticar a caridade em ação social permanente, fundaram a Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos, uma instituição sem fins lucrativos com a missão de proporcionar a melhoria da qualidade de vida da comunidade em situação de vulnerabilidade. Atualmente são 20 Projetos que assistem aproximadamente 9 mil pessoas nas comunidades da região. Clique aqui para saber mais.

Atividades realizadas:

  • Formação básica profissional nos cursos de Panificação, Confeitaria, Cozinha industrial, serralheria de alumínio e eletricista instalador;
  • Academia Melhor idade, que atende gratuitamente cerca de 2.100 idosos de baixa renda e vulnerabilidade social a partir de 60 anos de idade e/ou que tenham prescrição médica indicando a prática de atividade física;
  • A Orquestra Jovem SOBEI oportuniza o acesso à cultura musical para crianças e adolescentes, promovendo a democratização da música de concerto;
  • Telecentro Comunitário de acesso público e gratuito, oportunizando o acesso a computadores conectados à internet, promovendo o desenvolvimento social e econômico da comunidade, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades de inclusão digital aos cidadãos;
  • 15 Centros de educação infantil com atendimento gratuito e capacidade para atender cerca de 5.300 crianças de zero a 3 anos de idade em tempo integral de 10 horas por dia, promovendo a educação, proteção, segurança, alimentação, cultura, saúde e lazer com profissionais capacitados e práticas pedagógicas de qualidade.

Bairros atendidos: Cidade Dutra, Vila São José, Grajaú e Parelheiros.

Endereço: Cidade Dutra, Vila São José, Grajaú e Parelheiros

COMO AJUDAR:

Envie sua doação para o Pix: ajuda@sobei.org.br

 

Centro Educacional Infantil Luz e Lápis

O Centro Educacional Infantil Luz e Lápis é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que atua há 35 anos para proporcionar o acesso à educação de qualidade para crianças de 1 a 5 anos da região de Santo Amaro. Um dos programas sociais da Enel Distribuição São Paulo, patrocinadora da organização, tem como missão promover o acesso à educação de qualidade por meio do desenvolvimento integral na primeira infância.

Atividades realizadas: são oferecidas atividades educacionais que envolvem a cultura, o lazer, a valorização da vida, da família, da natureza e da cultura da paz.

Público atendido: 130 crianças de 1 a 5 anos e 11 meses.

Bairros atendidos: Santo Amaro, Guarapiranga, Socorro, Campo Limpo, Capão Redondo, Jd. Ângela, Parelheiros e Grajaú

COMO AJUDAR

Doações financeiras de pessoas físicas ou jurídicas: PIX: CNPJ 05.238.918/0001-97

Doações de alimentos e produtos de higiene para as famílias atendidas: Entrega e Rua benedito Fernandes, 155 – Santo Amaro.

 

Associação Projeto Juninho

Associação Projeto Juninho é uma Associação sem fins lucrativos que atende crianças/adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social por tempo indeterminado e tem um papel para fins de Assistência Social, promoção e a inclusão social com atividades de desenvolvimento cognitivo, físico, psicossocial, intelectual e de tecnologia; busca reduzir o analfabetismo funcional e tecnológico; promove o fortalecimento de vínculos familiares e a conscientização de seus atores para reflexões sobre todas as gerações de garantias de direitos individuais, coletivos, sociais e de cidadania; e estabelece ações por meio do apoio à Educação Básica (Ensino Fundamental I e II).

Localizada na periferia extremo sul da Capital Capela do Socorro, faz parte de uma comunidade muito carente com renda de 0 até 2 salários mínimos. O projeto está aberto à crianças com deficiência intelectual, transtornos e síndromes, de forma que muitas famílias procuram a Associação para matricular os filhos e ter um apoio para encaminhamentos socioassistencial e ajuda psicológica.

Público atendido: 120 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos em situação de vulnerabilidade e risco social que estejam matriculados no Ensino Fundamental I e II em escolas públicas.

Atividades realizadas: reforço escolar; leitura; inglês; ballet; capoeira; informática; piscina; jogos de tabuleiro; palestras educativas e de acesso ao direito; entrega de cestas básicas; entre outras.

Bairros atendidos: Jd. Jordanópolis; Jd. Presidente; Jd. Iporanga; Jd. Cliper; Jd. Imbuias;  Jd. Angelina; Vila São José; e adjacentes.

Endereço: Rua José Linhares, 26 – Cidade Dutra. CEP: 04830-290

COMO AJUDAR

A associação está aberta para receber estagiários principalmente de Serviço Social, Pedagogia, Psicologia e Tecnologia.

Contato: associacaoprojetojuninho@gmail.com

 

A Unisa busca transformar nossa sociedade. Então, não fique de fora dessa! Doe, colabore e faça parte de ações transformadoras.