Unisa seleciona casos para estudar transmissão da Covid de homens para animais

A Universidade Santo Amaro – Unisa busca voluntários para estudo inédito no mundo sobre a transmissão zooantroponótica da Covid-19.

Liderada pelo Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a iniciativa tem financiamento do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e do Ministério da Saúde. O projeto será realizado em cinco capitais, sendo a Unisa a única colaboradora no Estado de São Paulo, sob coordenação do médico veterinário, dr. Rafael Garabet Agopian.

“Desde o início da pandemia do SARS-CoV-2 há relatos de animais domésticos que foram contaminados pela Covid-19. Contudo, não existe nenhuma comprovação científica sobre essa transmissão entre humanos e animais, a qual chamamos de ciclo zooantroponótico. O nosso foco é em Saúde Única”, explica o coordenador do Doutorado em Medicina Veterinária da Unisa, prof. Rafael Garabet Agopian.

A pesquisa

Em São Paulo, o estudo consiste em coletar amostras de 200 animais domésticos, entre cães e gatos, de tutores que testaram positivo para Covid-19, com até sete dias da data do diagnóstico.

Os tutores que se encaixarem nas determinações podem se voluntariar pelo e-mail petcovid19@unisa.br. A equipe da Medicina Veterinária da Unisa fará a coleta, em domicílio, das amostras dos animais, para que os tutores não interrompam o período de quarentena estabelecido pelas autoridades médicas do País.

Uma das expectativas com os resultados é contribuir para as tomadas de decisão do poder público relacionadas às medidas de prevenção e controle da pandemia do SARS-CoV-2 em animais de estimação.