Volta às aulas presenciais deve ser foco de 2022

Universidades já se preparam para receber estudantes dos cursos presenciais em fevereiro

À medida que a vacinação avança, também evoluí o desejo da população de retomar atividades antes consideradas habituais. Aos poucos, observa-se a retomada das salas de cinemas, dos teatros, estádios de futebol e outros espaços que durante muito tempo ficaram fechados para o público em virtude da pandemia de Covid-19.

Com as aulas o processo não tem sido diferente. Retomadas em meados de 2021 de forma parcial, as atividades escolares, sobretudo do Ensino Básico, chegaram ao final do ciclo letivo quase que 100% presenciais. Nas faculdades e Universidades o retorno se deu, sobretudo, para cursos com práticas clínicas e laboratoriais.

E de que maneira a volta às aulas após longo período de isolamento impactou a vida dos estudantes? Um Levantamento encomendado por Itaú Social, Fundação Lemann e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com realização do Datafolha mostrou  que 87% dos estudantes de Ensino Básico que voltaram às aulas presenciais se sentem mais animados, segundo a visão dos pais. A parcela que afirmou que os filhos se sentem mais otimistas é de 80%, enquanto 85% acreditam que os alunos estão mais interessados pelos estudos.

Além da motivação, o estudo destacou que a retomada das aulas também influenciou na evolução do aprendizado e na relação com colegas de turma e professores.

No Ensino Superior, cuja a modalidade EAD ampliou sua fatia do mercado neste período de pandemia, os estudantes matriculados em cursos presenciais também estão ansiosos pelo retorno aos bancos escolares. De acordo com o levantamento Observatório da Educação Superior: análise dos desafios para 2021 – 4ª edição, promovido pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior), a grande maioria  dos universitários (de Instituições privadas) concorda com o volta às aulas presenciais. Entre os argumentos estão a reaproximação com colegas e a retomada da vivência universitária.

O fato de saber que a maior parte das Instituições se preparou para esse retorno, com a garantia do distanciamento e dos insumos necessários para o cuidado com a saúde de alunos e professores, traz ainda mais segurança aos estudantes, assim como a evolução da vacinação no país.

Na Unisa, a volta às aulas dos cursos presenciais e dos encontros da modalidade EAD já é pauta do planejamento da Universidade para 2022. A retomada deve acontecer já em fevereiro, se a evolução da vacina e a redução dos casos da Covid-19 seguirem nessa toada. Para isso, a Universidade já reforçou todos os itens de cuidado em suas unidades, como disponibilização de álcool em gel, manutenção do processo de aferição de temperatura, etc.

Além dos veteranos, os calouros também devem iniciar seu percurso universitário já presencialmente. Para os interessados em ingressar na Unisa, o Vestibular 2022 está com as inscrições abertas. São mais de 70 opções de cursos nos campi Interlagos, Metrô Adolfo Pinheiro, Metrô Marechal Deodoro e o novo Campus Guarulhos-Dutra. As inscrições podem ser feitas aqui.