Dificuldades de Aprendizagem: Como Detectar e Como Atuar
Duração: 6 meses
Modalidade: EAD
Formação: Pós-Graduação
Ganhe um desconto exclusivo para esse curso!
Quer saber mais? Vamos te enviar por email.
A Unisa tem o
investimento
perfeito para você
Objetivos do curso
7.1. Objetivo Geral
Qualificar os professores para atuarem efetivamente nas classes regulares, em serviços de apoio e centro de recursos e propiciar uma educação de qualidade ao aluno com necessidades educacionais especiais, com o objetivo de eliminar ou minimizar as barreiras pedagógicas e atitudinais.
7.2. Objetivos Específicos
Desenvolver nos professores a análise, a reflexão e a consciência da realidade da educação escolar com uma fundamentação teórica que lhes permita uma ação com exercício crítico-contextual, nos processos de ensino.
Proporcionar e munir os professores com práticas geradoras de diferenciação pedagógica e orientação educacional como meio para o desenvolvimento educacional do aluno com dificuldade de aprendizagem;
Qualificar os professores com ações fundamentais para a análise da problemática das dificuldades de aprendizagem na educação escolar, no contexto atual da Educação Inclusiva tanto no seu funcionamento no interior das escolas como nas relações exteriores.
Desenvolver discussões e análises sobre orientações pedagógicas e elaboração de programas para o desenvolvimento do escolar com dificuldades de aprendizagem.
Desenvolver um programa prático de intervenções no âmbito das dificuldades de aprendizagem, notadamente na educação escolar
Proposta do curso
Este curso se fundamenta nos dispositivos legais definidos nas atuais políticas educacionais, contidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº. 9394 de 20 de dezembro de 1996, precisamente em seu Capítulo V, Artigo 59 – Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais: III- professores com especialização adequada em nível de ensino médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns. Está de acordo com a Resolução CNE/CEB nº 2/2001 que institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, do Conselho Nacional da Educação, em seu artigo 8º inciso I Professores das classes comuns e da educação especial capacitados e especializados, respectivamente, para o atendimento às necessidades educacionais dos alunos. Destaca a importância do documento Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), ao enfocar como objetivos a garantia de
- Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior.
- Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar.
Considera também o postulado na Declaração de Salamanca (1994) cujo: Princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas possam ter. Escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, acomodando ambos os estilos e ritmos de aprendizagem assegurando uma educação de qualidade a todos através de um currículo apropriado, arranjos organizacionais, estratégias de ensino, uso de recursos e parceria com as comunidades. Proporciona melhoria no desenvolvimento da cultura, na inovação das práticas pedagógicas, reajustes e reconstrução da Educação Especial nas escolas, no contexto dos princípios da Educação Inclusiva. O curso visa orientar as ações para o exercício profissional com postura ética, científica e tecnológica, dando relevância para as questões sociais, econômicas e culturais que, historicamente, vêm comprometendo a educação e, fortemente a formação do professor. É também oportuno registrar que está em atendimento aos dispositivos legais e às necessidades inerentes à formação do professor para o trabalho, observa as novas tendências da educação especial e organiza um currículo acompanhado da produção científica (TCC Trabalho de Conclusão de Curso). Nessa direção que se pretende o compromisso à política educacional que prevê a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, preferencialmente em classes comuns do ensino regular (Art. 58 da LDBEN nº 9394/96), concomitante à oferta de atendimento educacional especializado.
Para quem é
esse curso?
Professores que atuam ou atuarão na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Exigência: diploma de graduação em Pedagogia ou Curso Normal Superior. Professores que atuam ou atuarão nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Exigência: licenciatura em qualquer área. Profissionais das áreas da saúde e humanas.
Conteúdo programático
- Metodologia da Pesquisa Científica
- Metodologia da Pesquisa Científica 2
- Trabalho de Conclusão
- Comunicação e Linguagem na Escola
- Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e Escrita
- Matemática
- Atrasos Maturativos que Afetam a Estrutura Cerebral
- Distúrbios de Comportamento por Atraso no Desenvolvimento da Competência Social
- Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades
- Surdocegueira
- Multiculturalismo, Estigma e Preconceito
- Famílias e Equipes Colaborativas
- Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem – Desenvolvimento Humano
- Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem / Bases Teóricas e Conceituais
- Aplicação das Teorias de Ensino na Aprendizagem
- A Educação Escolar – O Ensino – Barreiras Pedagógicas / A Repercussão das Dificuldades de Aprendizagem
- Planejamento Pedagógico, Elaboração de Projetos, Planos de Aula e Portfólio
- Deficiência Intelectual
- Deficiência Visual
- Deficiência Física / Deficiência Múltipla
- Deficiência: Surdez / Auditiva
- Abordagem e Práticas da Integração Sensorial Aplicadas à Aprendizagem
- Importância do Exercício Físico no Desenvolvimento Cognitivo
- Aplicações de Psicomotricidade na Prática Educacional