As atividades de Pesquisa encontram-se sempre vinculadas a um curso superior, presencial ou a distância (EAD), as quais são desenvolvidas por docentes ou pesquisadores líderes de Grupos de Pesquisa. A Unisa incentiva fortemente o desenvolvimento de projetos de pesquisas, visando o crescimento constante da pesquisa científica nas diversas áreas do conhecimento. O fluxo para a proposta de projetos de pesquisa permanece de forma contínua para registro na pesquisa e posterior apreciação pela Comissão de Pesquisa.
Secretaria
Márcia Aparecida Antônio (pesquisaunisa@unisa.br)
Campus Interlagos – Prédio F1 – Térreo. Tel.: (11) 2141-8687
Diretora de Pesquisa e Internacionalização
Profa. Dra. Ana Paula Ribeiro (anapribeiro@prof.unisa.br)
Campus Interlagos – Prédio F1 – Térreo. Tel.: (11) 2141-8640
Estimular o desenvolvimento de estudos científicos na Unisa, assim como avaliar e monitorar os projetos de pesquisas da Instituição.
Estimular pesquisas que atendam às necessidades ou demandas regionais e apoio à pesquisa pelos laboratórios do Unisa Research Center – URC.
Registrar os pedidos de auxílio científico e os de agências de fomentos.
Garantir pedidos de registro de Grupos de Pesquisa, assim como que estudos sigam preceitos éticos da pesquisa.
A Unisa mantém documentos de referência para uso dos seus pesquisadores:
Formulário Pedido de Autorização para Realização de Projeto de Pesquisa Científica
Núcleo de apoio à pesquisa
Os Núcleos de Apoio à Pesquisa, denominados de Comissão de Pesquisa, foram criados em 2018, durante a gestão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, como forma de promover maior comunicação e integração entre as diversas áreas do conhecimento, reforçando trabalhos de pesquisa conjuntos, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade.
A Portaria nº 36/2020, estabelece a Comissão de Pesquisa vigente como Núcleo de Apoio à Pesquisa, visando a apreciação dos projetos de pesquisa e solucionar questões sociais ou científicas solicitadas pela Instituição.
Professores que compõem a Comissão de Pesquisa
Grupos de Pesquisa
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) define Grupo de Pesquisa (GP) como “(…) um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma liderança, cujo o fundamento organizador dessa hierarquia são:
Uma vez que cabe à Instituição de vínculo do líder do Grupo de Pesquisa certificá-lo no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil (DGP/Lattes/CNPq), para possível cadastro do Grupos de Pesquisa pelo líder responsável (docente) da Instituição.
Formulário de pedido de cadastro do Grupo Pesquisa deve ser submetido para o email: pesquisaunisa@unisa.br
Confira os resultados das Produções Científicas do 26° Congresso de Iniciação Científica da Unisa:
A programação dos eventos científicos da Unisa é divulgada por esta página. Fique atento e participe. Você também pode acompanhar os resumos das produções nos documentos abaixo:
Programação do Evento: Programação 27º Congresso Acadêmico
Template das apresentações pôster e comunicação oral:
Lista dos Trabalhos aprovados: será publicada em 28 de outubro de 2024.
Anais do evento 26º Congresso de Iniciação Científica e 20ª Mostra de Pós-graduação – 2023
Anais do evento 25º Congresso de Iniciação Científica e 19ª Mostra de Pós-graduação – 2022
Anais do evento 24º Congresso de Iniciação Científica e 18ª Mostra de Pós-graduação – 2021
Anais do evento 23º Congresso de Iniciação Científica e 17ª Mostra de Pós-graduação – 2020
Anais do evento 22º Congresso de Iniciação Científica e 16ª Mostra de Pós-graduação – 2019
Anais do evento 21º Congresso de Iniciação Científica e 15ª Mostra de Pós-graduação – 2018
Anais do evento 20º Congresso de Iniciação Científica e 14ª Mostra de Pós-graduação – 2017
Anais do evento 19º Congresso de Iniciação Científica e 13ª Mostra de Pós-graduação – 2016
Anais do evento 18º Congresso de Iniciação Científica e 12ª Mostra de Pós-graduação – 2015
Anais do evento 17º Congresso de Iniciação Científica e 11ª Mostra de Pós-graduação – 2014
Anais do evento 16º Congresso de Iniciação Científica e 10ª Mostra de Pós-graduação – 2013
BIOTÉRIO
A Coordenação de Pesquisa em conjunto com o Unisa Research Center -URC, gerencia os recursos anualmente destinados pela Comissão de Pesquisa os Orçamentos para alimentação e manutenção dos animais no biotério da Universidade. A destinação desses recursos é decidida pela Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.
Confira os documentos relacionados ao Biotério:
Fluxo para Pesquisa no Biotério.
Formulário de Consulta e Visita ao Biotério.
UNISA RESEARCH CENTER – URC
Coordenadora: profa. Dra. Marina Tiemi
Pesquisadores e Laboratórios:
Recomendamos que todos os pesquisadores da Universidade adotem o registro ORCiD.
Recentemente, instituições como a CAPES e revistas internacionais passaram a exigir o registro ORCiD em alguns de seus processos.
O ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital internacional gratuito para pesquisadores, único capaz de reunir as informações dos outros identificadores (ResearcherID, ScopusID, GoogleID).
Crie ou atualize seu registro: https://orcid.org
Além disso o pesquisador pode atualizar suas pesquisas científicas no base do Publons, para melhor visibilidade científica nacional e internacional.
Crie ou atualize seu registro Publons: https://publons.com/about/home/
Confira documentos importantes para os pesquisadores da Unisa:
Cartilha do Pesquisador Santo Amaro
Orientação de Boas Práticas – Pesquisa Científica
A Iniciação Científica é um instrumento de aprendizagem por meio da pesquisa. As vantagens da IC incluem melhora no rendimento acadêmico, aumento das oportunidades em futuros programas de pós-graduação e preparação para o mercado de trabalho. Todas as atividades de pesquisa da Universidade Santo Amaro – Unisa são reguladas e organizadas pela Comissão de Pesquisa, formada por pesquisadores da instituição, de todas as áreas do conhecimento.
Os pesquisadores da UNISA são extremamente atuantes, gerando conhecimento científico de alto impacto em todas as áreas do saber, em integração multidisciplinar nas diferentes áreas de atuação acadêmica, sendo elas: a saúde, a humanas, a sociais, a exatas e a tecnologia da informação. Assim, a universidade tem consolidado suas metas do Plano de Desenvolvimento Institucional e vivenciado sua missão de “Desenvolver ensino, pesquisa e extensão de qualidade; gerar e transmitir conhecimentos e interagir com a sociedade, visando ao seu benefício, através de ações sociais e educacionais”.
Conheça aqui parte da produção científica recente dos docentes da Unisa.
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Santo Amaro (CEP-Unisa) teve seu primeiro registro em 16 de maio de 2000 e última renovação de registro em Carta Circular 157/2018 CONEP/SECNS/MS, sendo responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos.
Também tem como papel contribuir para informar, assessorar ou prestar consultoria aos setores da Universidade e seguimentos da sociedade, quando solicitado, sob questões éticas relativas à pesquisa com seres humanos desempenhando seu papel consultivo e educativo em questões de ética.
A CEUA da Unisa é órgão interdisciplinar e independente, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os direitos dos animais e para contribuir no desenvolvimento do ensino e pesquisa, dentro dos padrões éticos de acordo com a legislação vigente e as normas da Unisa. A CEUA está subordinada ao CONCEA (Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal).