COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Santo Amaro (CEP-Unisa) teve seu primeiro registro em 16 de maio de 2000 e última renovação de registro em Carta Circular 157/2018 CONEP/SECNS/MS sendo responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos.

Este papel está bem estabelecido nas diversas diretrizes éticas internacionais (Declaração de Helsinque, Diretrizes Internacionais para as Pesquisas Biomédicas envolvendo Seres Humanos – CIOMS) e brasileiras pautadas nas normas legais recomendadas pela CONEP relativas às pesquisas que envolvem seres humanos, em particular a Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (CNS/MS), a Resolução nº 510/16 (CNS/MS), a Resolução nº563/17 e a Norma Operacional nº001/2013. Diretrizes estas que ressaltam a necessidade de revisão ética e científica das pesquisas envolvendo seres humanos, visando a salvaguardar a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar dos participantes da pesquisa.

Além disso, o CEP contribui para informar, assessorar ou prestar consultoria aos setores da Universidade e seguimentos da sociedade, quando solicitado, sob questões éticas relativas à pesquisa com seres humanos desempenhando seu papel consultivo e educativo em questões de ética.

Calendário de reuniões.

Contato e Horário de Funcionamento

O CEP conta com secretária – Márcia Aparecida Antônio – responsável pelo atendimento aos pesquisadores e outros interlocutores.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8:00 às 12:00 horas, e das 13:00 às 16:00 horas.

E-mail: pesquisaunisa@unisa.br

Endereço: Rua Prof. Enéas de Siqueira Neto, 340 – Jardim das Imbuias – Prédio F1 – Térreo – Pós-Graduação do Campus Interlagos – CEP: 04829-300 – São Paulo – SP.

CEP- Unisa, janeiro de 2019.
Prof.ª Dr.ª Ana Paula Ribeiro
Coordenadora CEP-Unisa

O Comitê de Ética em Pesquisa mantém um calendário de reuniões.

Registro Nacional da Pesquisa Clínica

Registro Internacional da Pesquisa Clínica

Consulte aqui as resoluções do Conselho Nacional de Saúde

Conheça os Membros do Comitê de Ética em Pesquisa
Biênio 2018-2021

Acesse Aqui

Perguntas e Respostas sobre o Comitê de Ética em Pesquisa

Onde acesso o regimento?

O Regimento do Comitê de Ética em Pesquisa da Unisa é um instrumento público, que pode ser acessado por aqui.

Como submeto um protocolo de pesquisa para análise?

Os protocolos de pesquisa somente serão analisados se for apresentada toda a documentação solicitada pelo Sistema CEP/CONEP de acordo com a necessidade da pesquisa e se o protocolo estiver inserido na Plataforma Brasil, sistema oficial de lançamento de pesquisa para análise e monitoramento (Res, 466, VI). Você pode saber mais acessando o Manual da Plataforma Brasil. Clique e confira!

Quais documentos devo apresentar?

Dependendo do tipo de pesquisa, documentos especiais podem ser necessários em virtude do local de realização da pesquisa e dos participantes a serem incluídos. Para saber mais, acesse a lista de documentos.