Estágios e Carreiras

O estágio é uma oportunidade de vivenciar a teoria e colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Mais que uma obrigação curricular, é o momento em que o estudante pode relacionar o conteúdo adquirido em sala de aula com o cotidiano do trabalho.

Os estágios dos alunos da Unisa são regulamentados pela Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, e pelas Normas Gerais de Estágios da Universidade.

Confira os benefícios do Estágio

 

O estágio é uma etapa muito importante porque, além de levar o estudante a fazer uma conexão entre teoria e prática, permite que ele ganhe experiência profissional na área em que pretende trabalhar.

 

O fato de ter uma vivência profissional por meio do estágio ajuda no amadurecimento do estudante, porque ele compreende, desde cedo, o que significa vivenciar o ambiente de uma empresa.

 

Para muitos estudantes, o estágio, seja o primeiro ou não, é uma porta de entrada para um primeiro contrato efetivo. Portanto, a principal dica é: dedique-se, mostre resultados, seja proativo.

Perguntas e Respostas sobre Estágios

A Unisa mantém parcerias para vagas de estágio?

A Unisa mantém acordos de cooperação, com organizações públicas e privadas, para campos de estágios nas diversas áreas do saber, possibilitando aos alunos dos cursos presenciais e a distância (EAD) a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

Como falo com a Central de Estágios da Unisa?

Você pode utilizar o canal do Fale Conosco.

Como formalizo um contrato de Estágio na Unisa?

Para validação dos contratos de estágios, o aluno deve estar regularmente matriculado no período letivo vigente e seguir o fluxo abaixo:

  • Acessar o Portal do Aluno, com o uso  de login (RA) e senha.
    Acessar a opção “Estágio”.
  • Preencher os dados do estágio, conforme formalização específica (com ou sem vínculo empregatício).
  • Após liberação eletrônica no módulo, o estágio estará pronto para ser assinado. O aluno deve verificar junto a concedente e/ou Agente de Integração a forma de assinatura conforme opções:

ASSINATURA FÍSICA 

Após liberação eletrônica no módulo, imprimir a documentação indicada, assinar, colher assinatura e carimbo da concedente em todas as vias. Caso utilize modelo de contrato de Agente de Integração ou da concedente, não precisa imprimir os modelos da Unisa.
Abrir Processo Acadêmico no Portal do Aluno, na opção Requerimentos e Inscrições/Requerimento e Solicitações. “Contrato e Documentos de Estágio para Assinatura”.
Alocar os documentos em um único envelope, anexando o processo acadêmico aberto pelo Portal do Aluno.
Alunos de curso Presencial devem entregar na Secretaria Geral de um dos Campi.
Alunos de curso EAD devem enviar por correio, com aviso de recebimento – AR para:

Universidade Santo Amaro – A/C Central de Estágios
Caixa Postal: 35010-9 / CEP: 04801-970 / São Paulo / SP.

  • A documentação física será validada mediante as informações postadas pelo aluno.
  • A documentação enviada sem prévia validação eletrônica no módulo de estágio será indeferida.
  • Após envio, o aluno deve acompanhar o parecer do processo em seu portal e aguardar sua análise e encerramento.
  • Os processos de estágio, deferidos ou indeferidos, serão encaminhados para a Secretaria do Campus ou do Polo, para ciência e retirada.

ASSINATURA DIGITAL / ELETRÔNICA 

Após liberação eletrônica no módulo, o aluno informa à concedente e/ou Agente de Integração sobre o deferimento e abre Processo Acadêmico no Portal Unisa, na opção “Processos” – “Processo Acadêmico” – “Contrato e Documentos de Estágio para Assinatura”.
A concedente e/ou Agente de Integração deverá enviar para o email assinaturadigital@unisa.br o link para assinatura do Termo de Compromisso de Estágio, já com assinatura das demais partes (aluno e concedente). O documento só será assinado caso o aluno tenha postagem deferida no portal, com informações compatíveis com o documento enviado.
O e-mail informado acima é exclusivo para envio do link para assinatura, qualquer outro assunto não será respondido.
Importante ter ciência de que não é assinatura de um contrato digitalizado, mas assinatura por meio de plataforma própria para assinaturas digitais / eletrônicas.

Importante!

Para os cursos em que o Estágio é um componente curricular obrigatório, a validação das horas obrigatórias é feita por meio de envio do Relatório de Estágio. Para envio desse Relatório, o aluno deve ter um contrato de estágio deferido em seu portal, caso contrário o envio é bloqueado.

Informamos que o aluno tem acesso às Normas Gerais de Estágio e aos Manuais e Regulamentos de Estágio do seu curso no Portal Unisa.

O que é um estágio obrigatório?

O estágio obrigatório é aquele exigido pela instituição de ensino como parte da grade curricular. Alunos matriculados em cursos que exigem o estágio obrigatório só poderão receber o diploma depois de cumprir a carga horária determinada para realização do estágio. É importante ressaltar que para a modalidade de estágio obrigatório o pagamento de bolsa-auxílio e auxílio transporte não é exigido pela lei.

O que é um estágio não obrigatório?

O estágio não obrigatório é válido para as graduações que não exigem que o aluno realize o estágio para obter o diploma, sendo assim, os estudantes podem optar ou não pela prática do estágio durante a graduação. Para estagiários da modalidade não obrigatória, a lei determina que a empresa contratante ofereça uma bolsa-auxílio, forneça auxílio-transporte, recesso remunerado e outros benefícios previstos na legislação.

Quais os principais documentos de um processo de estágio?

Termo de Compromisso de Estágio – Convalidação
Este documento poderá ser utilizado pelo aluno que desenvolve atividade profissional relacionada diretamente ao seu curso. São consideradas para efeito de convalidação as atividades realizadas na empresa, após o ingresso do aluno na Unisa.

Poderão ser convalidadas as seguintes atividades profissionais em exercício: empregado com vínculo celetista, sócio ou proprietário/empresário individual, trabalhador autônomo ou concursado.
É importante que o aluno verifique as especificações para convalidação de atividades, constante no manual de estágio de cada curso.

Termo Aditivo de Estágio
É o documento que possibilita a alteração de qualquer cláusula estabelecida no Acordo de Cooperação e Termo de Compromisso de Estágio ou Convalidação.

Termo de Rescisão de Estágio
É o documento que possibilita o encerramento dos efeitos estabelecidos no Acordo de Cooperação e Termo de Compromisso de Estágio, Convalidação ou Aditivo.

Relatório de Estágio
É o documento em que o aluno relata as atividades desenvolvidas no estágio.
O aluno deverá consultar a Coordenação do Curso para informações sobre elaboração e envio do Relatório de Estágio, conforme projeto pedagógico do curso.