Aperfeiçoamento em Farmácia oncológica
A Aperfeiçoamento de farmácia em oncologia visa capacitar o farmacêutico e o acadêmico de farmácia no conhecimento científico, habilidades e atitudes necessárias para tomada de decisão clínica eficiente e segura, viabilizando uma assistência de qualidade ao paciente com câncer.
Duração: 200 horas
Modalidade: EAD
Ganhe um desconto exclusivo para esse curso!
Quer saber mais? Vamos te enviar por email.
Objetivos
Ao concluir o curso, o aluno estará capacitado a:
- Prestar assistência farmacêutica ao usuário na perspectiva de atenção integral, a partir de uma abordagem interdisciplinar.
- Desenvolver ações educativas nas abordagens individuais e coletivas.
- Realizar todas as etapas do preparo de medicamentos.
- Contextualizar e refletir, de forma interdisciplinar, acerca dos dilemas éticos e bioéticos enfrentados pela equipe multiprofissional e pelos usuários.
- Praticar e divulgar as políticas de assistência farmacêutica com ênfase na atenção oncológica e na humanização do cuidado.
- Relacionar-se de forma humanizada e ética com a equipe e os usuários, com vistas à atenção integral.
- Desenvolver práticas farmacêuticas, buscando a melhoria da qualidade da assistência ao paciente oncológico nas diversas modalidades de atenção.
- Desenvolver projetos de intervenção, ensino e pesquisa.
- Aplicar os princípios básicos da gestão em saúde: planejamento, monitoramento e avaliação.
Por que fazer esse curso?
Diferentes complicações e disfunções podem surgir com a evolução de um câncer ou como evento adverso consequente ao tratamento oncológico recebido.
Contudo, o farmacêutico pode contribuir no contínuo cuidado em relação ao câncer, uma vez que há evidências substanciais que apoiam o papel do farmacêutico na análise de incorporação de tecnologias de saúde em serviços especializados de oncologia e assegurar aplicação de protocolos de medicamentos terapêuticos seguros e alinhados as regulamentações vigentes, além de garantir uma manipulação de quimioterápicos segura e contribuir em uma melhor aderência ao tratamento medicamentoso por via oral, o que tende a somar resultados para o aumento da sobrevida e redução da recidiva do câncer.
Adicionalmente, desde 08 de maio de 2020, para atuar na manipulação quimioterápicos, o farmacêutico deve atender os requisitos da RESOLUÇÃO CFF N° 640, de 27 de abril de 2017, que reforça a necessidade de uma formação na especialidade por meio de pós-graduação lato sensu.
Conteúdo Programático
- Políticas Aplicada a Assistência Farmacêutica em Oncologia.
- Assistência Farmacêutica Hospitalar em Oncologia. Farmacoepidemiologia.
- Farmacoterapia em oncologia.
- Farmacotécnica Hospitalar em Oncologia.
- Serviços Clínicos em Farmácia Oncológica.